Evento será realizado nesta quinta-feira (3) na sede do parque tecnológico, no Bairro do Recife
O Complexo Industrial Portuário de Suape, em parceria com o Porto Digital, vai realizar, nesta quinta-feira (3), encontro estratégico com o objetivo de aproximar o ecossistema de inovação pernambucano dos empreendimentos instalados no território da estatal. A iniciativa tem como foco estimular a competitividade empresarial por meio da conexão com startups e empresas de base tecnológica especializadas em soluções voltadas à transformação digital industrial.
O evento acontecerá a partir das 9h, no Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), situado no Cais do Apolo, no Bairro do Recife. No encontro, os participantes terão acesso a cases de sucesso, tecnologias aplicadas e soluções desenvolvidas por startups, além de oportunidade de dialogar diretamente com representantes do setor de inovação. O objetivo é identificar parcerias, otimizar processos, reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade das companhias instaladas no território administrado pela estatal.
A ação integra agenda da Diretoria de Inovação e Transformação Digital de Suape, que vem estruturando um conjunto de iniciativas voltadas à modernização tecnológica do complexo. Entre elas, destaca-se a criação do Comitê de Inovação, formado por representantes da estatal e das indústrias locais com o propósito de impulsionar a digitalização e adoção de tecnologias emergentes na região.
“Estamos trabalhando para tornar Suape cada vez mais inovador, promovendo soluções concretas que fortaleçam a competitividade das nossas indústrias. A criação do Comitê de Inovação e a promoção de iniciativas como este encontro são ações estratégicas para conectar desafios reais às soluções que já vêm sendo desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco, alinhando-se com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado”, destaca o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto.
COMPROMISSO
O incentivo à inovação é um dos eixos centrais da gestão da estatal portuária. Em abril deste ano, durante a 29ª Intermodal South America, foi lançada chamada pública nacional de inovação aberta, convidando empresas, startups e especialistas em tecnologia a proporem soluções com foco em resultados concretos para a administração pública e o setor portuário.
O edital marcou avanço inédito no setor: Suape foi o primeiro porto público do Brasil a lançar chamada pública na modalidade Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), reforçando o compromisso com a inovação aberta, a transformação digital e a modernização da infraestrutura portuária. No total, foram submetidas 58 soluções de empresas de 13 estados. “A expressiva participação de proponentes de todas as regiões do país mostra a relevância dessa iniciativa para o setor portuário e a coloca como referência para a gestão pública orientada por inovação”, destaca a diretora de Inovação e Transformação Digital de Suape, Adriana Martin.