Por Grace Souza e Paula Lourenço
O Complexo Industrial Portuário de Suape é o primeiro porto público do Brasil a ganhar o 12º Benchmarking Brasil, uma das certificações mais respeitadas no País em melhores práticas socioambientais. A entrega do troféu foi realizada ontem (4/6), em São Paulo. A administração do Complexo concorreu com 75 instituições, em uma seleção realizada por 15 especialistas de seis países, o próprio Brasil, Canadá, Estados Unidos, Noruega Portugal e Inglaterra. Além de Suape, 32 empresas foram selecionadas como destaque na gestão socioambiental e de práticas de sustentabilidade em 2013. Em 12 edições, o programa já certificou mais de 180 empresas no País, entre elas, a Companhia Vale do Rio Doce, Bayer, Gerdau, Ford, Johnson & Johnson e Siemens. De Pernambuco, apenas a Universidade Federal Rural de Pernambuco já havia recebido o prêmio em 2012.
O case vencedor da administração de Suape foi o Projeto de Pedagogia Ambiental, desenvolvido desde 2010 e que, ao longo de quatro anos, já formou 2,8 mil pernambucanos e pessoas dos estados vizinhos nos cursos e oficinas que oferece. Desse total, 1,2 mil alunos desenvolveram práticas socioambientais em comunidades, empresas, escolas e organizações não-governamentais. São projetos de implantação da coleta seletiva, palestras de conscientização ambiental e desenvolvimento de práticas sustentáveis a partir dos conhecimentos adquiridos nas capacitações.
As capacitações são gratuitas e proporcionam ensino de qualidade com certificado, material didático, alimentação e transporte. Os alunos têm aulas teóricas e práticas, que acontecem no Viveiro Florestal, criado por Suape, e nas áreas de matas dentro do Complexo, situadas no Cabo de Santo Agostinho, que fazem parte da grade curricular da Oficina de Restauração Ecológica e dos cursos Livre de Educação Ambiental e Pedagogia Ambiental.
O programa abrange, ainda, outras iniciativas do Complexo, como o projeto de visitação ao Porto, o plano de coleta seletiva, a campanha permanente de combate à dengue e as ações de apoio à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o objetivo de incluir ações de educação ambiental nessas áreas.
“Suape trabalha para inserir as pessoas no processo de desenvolvimento, sobretudo com muito respeito ao meio ambiente. São ações como essas que colaboram para promover um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável no Complexo Industrial Portuário de Suape”, afirmou o vice-presidente de Suape, Caio Ramos.