Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Intermodal 2019 mostra que investidores têm boas expectativas sobre Suape - Suape

Notícias

Intermodal 2019 mostra que investidores têm boas expectativas sobre Suape

|    Negócios

 

Grace Kelly interno diario de bordo

 

O Complexo Industrial Portuário de Suape foi mais uma vez destaque na 25° edição da Intermodal South America, que aconteceu durante essa semana, em São Paulo. O evento já se consolidou como a maior feira de Logística da América Latina e reúne os principais players do mercado nacional e internacional, além dos grandes fornecedores de quatro modais de transporte (aéreo, marítimo, rodoviário e ferroviário). Nesta edição, a Intermodal aconteceu entre os dias 19 e 21 de março. Este é o 17 º ano em que o Porto de Suape marca presença na feira. Na pauta de reuniões, encontros com armadores, montadoras e empresas de logística.

O estande de Suape recebeu muitos visitantes. Cerca de 250 pessoas foram atendidas por técnicos do complexo. O presidente do órgão, Leonardo Cerquinho, participou de uma média de 16 reuniões agendadas previamente e outras 20 espontâneas. Boa parte dos encontros também contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach. Todos os visitantes interessados em conhecer ou fazer novos negócios com o atracadouro pernambucano. “A Intermodal 2019 mostrou que as expectativas quanto aos novos projetos de Suape estão altas e, portanto, devem gerar bons resultados em médio prazo”, avalia Cerquinho.

Entre as empresas que passaram por lá, a Hamburg Süd que, juntamente com sua controladora Maersk, é a maior empresa de transporte de contêineres do mundo, a MSC, um dos principais armadores de contêineres, CMA CGM, K-Line Brasil, DP World, PSA Internacional, MYK, Wilson Sons Logística, Cisa Trading, Agrovia Nordeste, Porto de Valência, Tecon Suape e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Cerquinho também recebeu os diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski e Francisval Mendes, e o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Antaq, José Fialho. Durante reunião, Tokarski afirmou que visitará o Porto de Suape.

Além dos encontros, aconteceram reuniões diretamente na sede de empresas e entidades, como a Lide China, filial internacional do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) na China, com atuação focada nos principais líderes e autoridades governamentais com influência direta no PIB do Brasil. “A feira foi bastante movimentada. É um fórum muito adequado para fazer contatos importantes, trocar informações, apresentar projetos e colher informações atualizadas. É um bom momento de plantar sementes para colher lá na frente”, disse Luiz Barros, Diretor de Relações Institucionais de Suape.

Uma das novidades que Suape levou para a intermodal foi a comprovação de sua viabilidade para receber navios porta contêineres de até 366 metros, resultado de estudos recentes da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio das equipes de praticagem de Pernambuco e da Capitania dos Portos. “Comprovar a viabilidade foi um grande passo. Agora é treinar os práticos e atender a algumas condições da Marinha do Brasil para que ela oficialize a aptidão do Porto para receber esses megaconteneiros. Estamos trabalhando para que isso aconteça em três, quatro meses”.

Com isso, embarcações da classe SAMMAX (a de maior dimensão disponível na América do Sul, com até 336 metros de comprimento, 48 metros de largura e calado máximo de 14,5 metros) e NEW PANAMAX (de 366 metros de comprimento, 52 metros de largura e calado máximo de 15,2 metros) também deverão chegar ao porto pernambucano, que hoje recebe embarcações de até 305 metros de comprimento e 38 de largura. Esse último é o navio projeto do segundo terminal de contêineres, ou seja, o mais adequado para operar no local. O Tecon II é o maior projeto de arrendamento portuário em curso no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Federal. O edital de licitação do terminal deve ser lançado ainda neste semestre e o leilão deve ocorrer no início do segundo semestre.

Também foram detalhados, durante as reuniões, os novos projetos em andamento, como o arrendamento do Pátio de Veículos, que será em modelo brownfield, com infraestrutura já construída. O novo arrendatário concluirá todo processo de alfandegamento, garantindo produtividade e ampliando a oferta de serviços prestados na estrutura. Destaque também para a instalação dos pátios de triagem e estacionamento de caminhões (truck center), projeto que contempla infraestrutura física e tecnológica adequada para o fluxo de caminhões; para a ampliação do parque de tancagem do porto e para as novas operações de granéis sólidos e fertilizantes da Agrovia do Nordeste.

Contato

Km 10, Rodovia PE-60

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55.590-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5000

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5005

canaldedenuncia@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         

logo 3

      sei