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Ações de enfrentamento à Covid-19

Ações de enfrentamento à Covid-19

Desde o início da pandemia, a empresa Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, em alinhamento com as ações e protocolos do Governo do Estado, Anvisa e Ministério da Saúde, estabeleceu diversas medidas de prevenção e proteção à saúde dos colaboradores e trabalhadores portuários, seguindo recomendações das autoridades sanitárias. As ações foram e estão sendo realizadas tanto na área portuária, quanto na área administrativa. A administração de Suape mantém um canal de diálogo permanente com as empresas do Complexo e com a comunidade portuária, orientando, realizando ações em conjunto e tomando decisões para proteger a saúde e garantir a segurança dos colaboradores e trabalhadores portuários, ao mesmo tempo em que mantém o porto em funcionamento 24h por dia, para garantir o abastecimento da população.

Saiba quais ações foram realizadas:

MEDIDAS ADOTADAS NA ÁREA PORTUÁRIA

Para evitar aglomerações de trabalhadores portuários avulsos e resguardar a saúde da classe, em parceria com o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO – Suape) foi acordada a adoção de medidas como:

  • Suspensão da biometria para acessar o porto;
  • Redução da circulação das pessoas nas áreas de convivência próximas das embarcações, pátios, escadas e corredores; 
  • Reforço na higienização dos ônibus que transportam os funcionários do OGMO e também nos cais, píeres e instalações;
  • Aferição de temperatura antes da entrada nos veículos; 
  • Escala eletrônica;
  • Disponibilização de álcool 70% aos trabalhadores e uso de EPI tipo máscaras conforme notas orientativas da Anvisa;
  • Disponibilização de álcool em gel para o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas do Estado de Pernambuco (Sintracape) distribuir entre os caminhoneiros;
  • Instalação de lavatórios externos nos cais e píeres, para facilitar a lavagem imediata das mãos, com distanciamento;
  • Fixação de adesivos nas guaritas de acesso ao Porto de Suape, nos cais e PGLs e nas instalações do OGMO-Suape sobre o uso obrigatório de máscara nas dependências do Porto;
  • Disponibilização de cartazes para o OGMO – Suape contendo orientações sobre prevenção da Covid-19 e medidas de higiene e limpeza das mãos.

MEDIDAS INTERNAS ADOTADAS PARA OS COLABORADORES DA ADMINISTRAÇÃO

  • Campanhas de conscientização: como limpar corretamente as mãos; importância do distanciamento social; medidas de higiene; cuidados com o uso do álcool 70%. Além de cartazes afixados nos quadros murais, são enviados avisos e cards por e-mail e WhatsApp dos colaboradores;
  • Trabalho remoto para colaboradores com mais de 60 anos, aqueles considerados grupo de risco pela OMS e algumas funções que possam ser exercidas remotamente;
  • Distanciamento social dentro das salas de trabalho, elevadores e locais para refeição;
  • Cancelamento de viagens, treinamentos, visitas técnicas, congressos, eventos, simulados ou qualquer outra atividade que envolva aglomeração de pessoas;
  • Aquisição de máscaras para todos os colaboradores, inclusive os que estão em trabalho home office;
  • Aferição da temperatura dos colaboradores da administração portuária no início do turno;
  • Monitoramento da saúde dos colaboradores por meio de enfermeira e médicas do trabalho;
  • Campanha de vacinação contra a Influenza com aplicação de doses no local de trabalho dos colaboradores, incluídos os terceirizados;
  • Campanha Bem Te Quero de apoio e cuidado psicológico para os colaboradores internos;
  • Orientação sobre a obrigatoriedade e o uso correto das máscaras – com colocação de adesivos e cartazes no prédio administrativo e reforço junto às empresas terceirizadas;
  • Campanha da Unidade de Compliance com dicas sobre o home office;
  • Realização de reuniões e treinamentos de forma on-line.

CAMINHONEIROS

  • Campanha de vacinação contra a Influenza com aplicação de 3 mil doses para os caminhoneiros que acessam o Porto de Suape, em parceria com a Prefeitura de Ipojuca.
  • Em parceria com o SEST/SENAT, o Porto de Suape realizou a testagem para a Covid-19 em 120 caminhoneiros.
  • Suape (junto com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura) disponibilizou um número 0800 e mapas interativos com mais de 350 estabelecimentos e serviços essenciais por todo o estado para dar suporte aos caminhoneiros, na localização de restaurantes, oficinas, postos de combustível e lojas de autopeças. Os mapas estão disponíveis no site de Suape, na versão PDF, desktop e mobile. E o Disque Caminhoneiro funciona 24 horas por dia. A ideia é ajudar os caminhoneiros a localizarem os serviços de que precisam.

ABASTECIMENTO

  • Suape é membro do comitê especial de abastecimento, capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para garantir que não faltem produtos essenciais para a população. Também integram o comitê as secretarias de Planejamento e Gestão, de Desenvolvimento Agrário e de Trabalho, Emprego e Qualificação. Entre os membros também estão a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PE), a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife)

PLANO DE CONTINGÊNCIA

O Porto possui um Plano de Contingência e Emergência em Saúde Pública, para resposta a situações relacionadas a casos de doenças infectocontagiosas, sob acionamento e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Anvisa. Ele prevê:

  • Monitoramento das embarcações provenientes de áreas endêmicas;
  • Área de quarentena e cais definidos e mantidos para navios com suspeita de tripulação infectada;
  • Barreira sanitária definida e equipe de limpeza e coleta de resíduos treinada;
  • Equipe e ambulância em prontidão 24h, com treinamento atualizado sobre protocolos de atendimento e de uso de EPIs específicos;
  • Equipes de operadores orientadas sobre as competências quanto à comunicação imediata às autoridades sobre qualquer suspeita.

INTERAÇÃO COM STAKEHOLDERS

  • Suape tem realizado, continuamente, o monitoramento da crise junto às empresas do complexo e representantes dos trabalhadores e dos caminhoneiros no combate à covid-19, com troca de informações sobre as medidas protetivas, parcerias e apoio nas ações realizadas.
  • A fim de amenizar os impactos sociais da pandemia, no território, Suape distribuiu, com apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, cestas básicas para 2.245 famílias em situação de vulnerabilidade social de comunidades consolidadas na região, cujos beneficiários já estão no cadastro da empresa. Foram selecionadas famílias com renda per capita de até um salário mínimo, além dos núcleos familiares compostos por idosos e pessoas com deficiência.

 

Ações de Comunicação Social - Baixe o arquivo PDF com o resumo das ações

Ações do Governo de Pernambuco de enfrentamento à Covid-19

 

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