Uma comitiva do Complexo Industrial Portuário de Suape, liderada pelo diretor-presidente Armando Monteiro Bisneto, visitou nesta quarta-feira (24), a Suape Energia, no Cabo de Santo Agostinho, para conhecer o projeto pioneiro que utiliza etanol como combustível para geração elétrica em larga escala.
A iniciativa, inédita no mundo, é desenvolvida na Energética Suape II (Suape Energia), em parceria com a multinacional finlandesa Wärtsilä. O motogerador de 80 toneladas, desembarcado no Cais 1 do nosso porto, tem capacidade inicial de 4 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes, e integra um projeto piloto que poderá ser ampliado para usinas de até 100 MW.
O biocombustível substituirá o óleo em uma das unidades da planta, que tem capacidade instalada de 381 MW. A tecnologia demonstra a viabilidade do etanol como insumo energético e abre caminho para que Pernambuco e o Brasil avancem no uso de combustíveis sustentáveis e de baixo carbono.
A comitiva contou ainda com a participação do diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial, Armando Peixoto Filho; do diretor de Relações Institucionais e Governamentais, José Humberto de Moura Cavalcanti; e dos assessores especiais da presidência Sóstenes Alcoforado (Transição Energética) e Rodrigo Monteiro (Investimentos e Novos Negócios). A visita foi conduzida pelo diretor Técnico da usina, José Faustino Cândido, e pela diretora Jurídica, Carolyne Frota, além de representantes de empresas parceiras do projeto pioneiro.
Para Armando Bisneto, a iniciativa reforça o papel estratégico de Suape na transição energética: “É um marco tecnológico que coloca Pernambuco na vanguarda da energia limpa. Uma oportunidade histórica de mostrar ao mundo nossa capacidade de atrair investimentos inovadores e sustentáveis.”