Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Porto de Suape e Secretaria de Agricultura firmam Pacto pelo Agro de Pernambuco

Notícias

Porto de Suape e Secretaria de Agricultura firmam Pacto pelo Agro de Pernambuco

O diretor-presidente da estatal portuária, Armando Bisneto, e secretário da pasta, Cícero Moraes, criam força-tarefa para ampliar as operações do setor agropecuário no atracadouro

 

MSC Juliette Suape 2

 

Pernambuco vive um novo momento na relação entre o campo e a logística portuária. Pela primeira vez, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA - PE) e o Porto de Suape se unem em um esforço conjunto para fortalecer o escoamento da produção agrícola, pecuária e pesqueira do Estado. O movimento, batizado de Pacto pelo Agro, marca a criação de um comitê permanente de trabalho voltado a destravar gargalos e ampliar as operações pelo complexo industrial portuário.

O lançamento da estratégia conjunta ocorreu na sede da secretaria  e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, e do diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, acompanhado de alguns integrantes de sua equipe: José Humberto Cavalcanti (diretor de Relações Institucionais e Governamentais), Marcelo Moraes (coordenador jurídico), Alexandre Cardoso (assessor especial de relações institucionais), além do gerente regional da SDA na região do São Francisco, Paulo Nogueira, especialista em fruticultura.

 

Perspectivas APM TERMINAL SUAPE 1

 

A iniciativa representa um gesto importante para o desenvolvimento do Estado e marca a primeira integração formal entre o Porto de Suape e o setor do agronegócio. A força-tarefa está sendo criada para estruturar ações que consolidem Pernambuco como polo exportador de frutas, carnes e outros produtos do segmento. O grupo também vai discutir permanentemente alternativas logísticas para tornar Suape mais competitivo, para atender às demandas do setor, inclusive na importação de insumos. A proposta, segundo os articuladores, sinaliza a disposição do governo e de Suape em garantir o protagonismo do agro pernambucano no cenário nacional e internacional.

 

Reuniao Pacto pelo Agro Suape e SecAgricultura 2

 

O secretário Cícero Moraes destacou que a iniciativa simboliza um ambiente histórico de colaboração. “Hoje, representando o Governo de Pernambuco, sob a orientação da governadora Raquel Lyra, estamos dando o pontapé de um movimento permanente, que vai gerar impacto para o desenvolvimento do nosso Estado. Um gesto que sinaliza a disposição do governo em destravar o que precisa ser destravado. Vamos trazer todos à mesa de discussões para que possamos implementar um plano concreto de ação com produtores, técnicos, exportadores e a diretoria de Suape, e, assim, garantir que Pernambuco assuma o protagonismo do agronegócio também no cenário internacional”, afirma Cícero Moraes. 

Segundo ele, a parceria busca atender às demandas emergenciais e estruturar soluções de médio e longo prazo. “O Pacto pelo Agro é a demonstração de que o Estado está olhando para o futuro com responsabilidade”, completa. “Com a articulação entre governo, setor produtivo e logística portuária, a expectativa é que Pernambuco avance na competitividade do agro e amplie sua presença nos mercados nacional e internacional”, pontua.

 

Reuniao Pacto pelo Agro Suape e SecAgricultura 3

 

Segundo o diretor-presidente da estatal portuária, Armando Monteiro Bisneto, o Pacto pelo Agro vai ganhar reforço estratégico com a chegada do APM Terminals Suape, terminal privado de contêineres e de carga geral que começará a operar no segundo semestre de 2026, com investimentos de R$ 1,6 bilhão. “O equipamento será o primeiro 100% elétrico da América Latina, trazendo tecnologia de ponta e foco em sustentabilidade, o que deve ampliar a competitividade do complexo portuário no país e no mundo”, enfatiza o gestor. A APM Terminals é uma subsidiária do grupo dinamarquês A.P. Moller Maersk, líder mundial no transporte marítimo de contêineres.

EXPANSÃO

De acordo com Armando Bisneto, o novo terminal deverá absorver cerca de 35% da movimentação atual do porto, criando um ambiente de maior concorrência e equilíbrio de preços. Entre os diferenciais, estão estruturas mais modernas para cargas refrigeradas e um projeto inovador de câmaras frias, atendendo especialmente às demandas do agronegócio pernambucano. “A expectativa é que o terminal da APM represente uma mudança estrutural no ambiente logístico de Pernambuco. Além de abrir espaço para novos investimentos e atrair mais operadores, deverá ampliar a eficiência no escoamento da produção agrícola e industrial, fortalecendo a posição de Suape como um dos principais hubs portuários do país”, acrescenta.

 

Reuniao Pacto pelo Agro Suape e SecAgricultura 4

 

Além do projeto da APM Terminal, o Porto de Suape está recebendo investimentos de peso em infraestrutura, a exemplo da construção dos Cais 6 e 7, com investimentos da ordem de R$ 600 milhões, e da instalação do Terminal de Granéis Sólidos, que poderá movimentar cerca de 770 mil toneladas de mercadorias diversas por ano. Suape também é hoje um importante terminal de exportação de carne bovina. A Masterboi exporta 90% de sua produção para cerca de 20 países via o complexo portuário.

 

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X