Caracteristicas Ambientais da área de influência do Porto
O Complexo de Suape está localizado no litoral de Pernambuco, entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, ocupando 13,3 mil hectares, dos quais 3,2 mil hectares correspondem à área do porto organizado. Toda a área do Complexo apresenta relevo variável de áreas planas e onduladas, tendo como vegetação original a Mata Atlântica, substituída, em grande parte, anteriormente à implantação do complexo, pela cana-de-açúcar. No que se refere à climatologia, a temperatura média anual é em torno de 27°C e a pluviosidade aproximada de 2000mm/ano, distribuídos de modo desigual entre os períodos seco e chuvoso. Predominam os ventos de leste e sudeste.
A estrutura portuária está implantada nas imediações do complexo estuarino formado pelos Rios Massangana e Tatuoca, sendo que a região de influência abrange ainda a área estuarina do Rio Ipojuca. No porto externo e no canal, a profundidade média é em torno de 17 metros. Os ambientes encontrados nas adjacências compreendem manguezais, praias arenosas, recifes, prados de gramas marinhas, entre outros.
As marés registradas são semidiurnas, sendo classificadas em termos de amplitude como mesomarés, cuja altura média é em torno de 2m na sizígia e de 0,7m na quadratura. As ondas respondem bem ao regime de ventos e a corrente costeira tem direção preferencial para norte.