Por Thiago Neuenschwander
Em visita oficial ao Estado, o embaixador canadense no Brasil, Riccardo Savone, cumpriu agenda oficial, na tarde desta quarta-feira (19), no Complexo Portuário de Suape. O diplomata foi recebido pelo presidente Marcos Baptista e pelo vice, Marcelo Bruto, além de membros da diretoria e da Coordenadoria de Desenvolvimento de Negócios. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura do porto pernambucano para vislumbrar futuras parcerias entre Brasil e Canadá, que tenham Suape como ponto de partida e destino de bens e produtos.
No início da visita, o embaixador foi presenteado com o leão de barro de Nuca de Tracunhaém, um dos expoentes do artesanato do Estado. Em retribuição ofertou um pequeno artefato ao presidente Marcos Baptista, gravado com a “maple leaf”, símbolo nacional canadense. Após a troca de presentes, o vice-presidente Marcelo Bruto e membros da diretoria fizeram uma apresentação ao embaixador, onde mostraram números recentes de movimentação de carga e características do Porto de Suape.
Savone destacou a importância de que Suape, o governo do Canadá e empresas daquele país possam estreitar ainda mais as relações. “Possuímos portos importantes, sobretudo no leste do país, como o Porto de Halifax (Nova Escócia), que concorre com o de Nova Iorque (EUA). Também temos empresas de grande porte, como a Canadian National (CN), ligada ao setor ferroviário. Acredito que seria interessante para Suape conhecer essas experiências”, explicou o diplomata.
Já o vice-presidente Marcelo Bruto reforçou que o complexo de Suape está trabalhando para reforçar parcerias com outros países. “Temos nos empenhado para ampliarmos a nossa presença e estamos buscando criar novas linhas diretas com outros portos do mundo. Hoje, temos várias ligações diretas e muitas operações feitas por transbordo. Estamos abertos a novas parcerias e esperamos que o Canadá seja uma delas”, avaliou.
No fim da tarde, Savone visitou as dependências do porto antes de retornar ao Recife. Mais cedo, o canadense participou de um evento do Programa Ganhe o Mundo (PGM) e Ganhe o Mundo Esportivo (PGME) com o governador Paulo Câmara. Nesta etapa, 550 estudantes da rede estadual irão realizar intercâmbio no exterior. De 2012 a 2015, a iniciativa já embarcou mais de 5 mil alunos para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália.