
Suape recebeu, nesta sexta-feira (12), a delegação da Universidade de Zhejiang, composta pelo professor Zhenglong Li, referência internacional em combustíveis de baixo carbono e líder da parceria Brasil–China em combustível sustentável de aviação (SAF), e pelo doutor Yanran Cui, pesquisador sênior de destaque do instituto da Universidade, cuja província está localizada no leste chinês. A visita marca um novo passo na cooperação para o desenvolvimento de SAF e é um desdobramento direto da missão pernambucana ao país asiático, realizada em outubro passado e liderada pela governadora Raquel Lyra.
Durante a passagem por Suape, o professor Li conheceu o hub industrial para projetos de SAF, analisando infraestrutura, capacidade logística, oferta de insumos (como biomassa, CO₂ biogênico, hidrogênio verde e etanol) e a possibilidade de instalar unidades produtivas ou plantas-piloto no estado. Ele também visitou a Torre de Controle e o Senai Park, equipamento do Senai-PE planejado para atender às demandas da indústria local e nacional, promovendo o desenvolvimento tecnológico na região.
![]() |
![]() |
A visita tem um caráter estratégico: transformar a parceria iniciada na China em projetos aplicados, conectando ciência, indústria e governo para estruturar, a partir de Pernambuco, um modelo binacional em SAF. O interesse chinês por combustíveis de baixo carbono, especialmente o etanol brasileiro, cresce rapidamente e abre espaço para novos investimentos, cooperação tecnológica e consolidação do Brasil como um dos protagonistas da transição energética global.
![]() |
![]() |
Participaram do encontro o diretor de Sustentabilidade e Inovação de Suape, Sóstenes Alcoforado, acompanhado pelo assessor especial da Presidência para Investimentos e Novos Negócios, Rodrigo Monteiro, e pelo coordenador de Desenvolvimento de Negócios, Arthur Teixeira; Guilherme Sá, secretário-executivo de Energia; o professor e pesquisador da Universidade de Pernambuco Sérgio Peres; e Isnel Ubaque Diaz, engenheiro de energia e pesquisador industrial do Senai-PE.





