Por Jéssica Lima
O Viveiro Florestal de Suape acaba de receber melhorias. No espaço, importante para o trabalho de sustentabilidade desenvolvido pelo Complexo, foram investidos R$ 461 mil em uma série de intervenções comandadas pela Diretoria de Engenharia da Empresa Suape. Os serviços englobaram a reforma da sala de educação ambiental, da área de convivência dos trabalhadores do viveiro, a reforma da copa, a troca de toda a cerca para proteção do local, a instalação de novos portões, a construção de sanitário feminino, masculino e para pessoas com deficiência, além da construção do sistema de esgotamento sanitário do local.
As obras foram executadas em quatro meses. “A intervenção foi ótima. Com o cercamento de toda a área do viveiro, podemos contar com ainda mais segurança para o local. Os alunos vão estudar com mais conforto na nova sala, o que será ainda mais atrativo para todos. Melhorar a estrutura do viveiro é apostar em um projeto que dá certo e que beneficia toda a população”, comentou Gerson Izidoro, Agente de Operações do Viveiro Florestal de Suape.
O espaço foi construído para atender às demandas dos projetos de restauração florestal do território de Suape e também é utilizado nas aulas práticas do curso de educação ambientação desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
A produção anual do viveiro é variável, apresentando capacidade para produzir até 450 mil mudas por ano. Seguindo os princípios da Ecologia da Restauração, só são produzidas espécies nativas da Mata Atlântica, em que as sementes são coletadas de árvores matrizes localizadas em fragmentos de mata no entorno da empresa. São produzidas em torno de 75 espécies, dentre espécies de cobertura e de diversidade, promovendo o recobrimento mais rápido do solo e garantindo a estabilidade ecológica das áreas a serem recuperadas.
Entre as principais atividades desenvolvidas no viveiro, destacam-se a coleta e beneficiamento de sementes, preparo do substrato, semeadura, desbaste, capina, movimentação das mudas (dança), poda, irrigação e controle fitossanitário.