Por Jéssica Lima
Alunos do curso de Gestão de Resíduos Sólidos conheceram, na manhã desta quinta-feira (25/5), a Central de Triagem de Resíduos Sólidos (CTRS) do Complexo Industrial Portuário de Suape. A visita é mais uma aula prática que integra a grade curricular do curso promovido pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo, por meio do Projeto Pedagogia Ambiental.
O curso foi iniciado em 18 de maio e será finalizado em junho. Ao fim do curso, todos os alunos irão apresentar um projeto de intervenção com uma análise do ambiente de trabalho ou de casa, trazendo propostas e soluções para o descarte dos resíduos nesses ambientes utilizando como base todo o ensinamento aprendido ao longo do curso.
O CTRS está em operação desde 2011 e tem papel fundamental para a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos, além de melhorar o aproveitamento dos materiais recicláveis. A Empresa Suape desenvolve um trabalho diário de coleta com os resíduos que são produzidos no Centro Administrativo, Centro de Treinamento (Cetreino), guaritas, postos de controle, cais públicos, prédios públicos, prestadores de serviços e vias públicas no Complexo. Em 2016, a média de resíduos recicláveis segregados no Centro de Triagem foi de 13,65%, superando em 54% a média de 2015.
Os resíduos sólidos que são produzidos pelo Complexo são geridos por meio do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, criado para promover a sustentabilidade das operações de gestão desses materiais, bem como preservar o meio ambiente, contribuindo com soluções para aspectos sociais, econômicos e sanitários. Tudo o que é recolhido, é levado para o CTRS, onde é realizada a separação dos materiais recicláveis e estes são doados para a Recicle - Associação dos Agentes Recicláveis do Município de Ipojuca.
Durante a aula, Karla Lima, educadora ambiental comentou a importância do projeto. “Queremos desmistificar a imagem que as pessoas têm que Suape é uma empresa apenas geradora de impacto ambiental. Queremos mostrar aos alunos que atuamos com total responsabilidade ambiental e social. Temos como propósito sensibilizar e, também chamar atenção para o tratamento dos resíduos com informações para que possam colocar em prática, na vivência de cada um e passem a ser agentes multiplicadores dessas ações em seus locais de trabalho, na sua casa e na comunidade”, pontuou.
Agente ambiental da Prefeitura de Barreiros, Valmir Ramos da Silva atua na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e comentou um pouco sobre sua experiência no curso. “Este curso tem muito potencial para abranger nossos conhecimentos na área. Quero levar este aprendizado para o nosso município e colocar em prática na nossa cidade, melhorar a consciência dos moradores”, pontuou.
RECICLADOS – Em 2016, a Central de Triagem de Suape colaborou para a reciclagem adequada de mais de 10 mil kg de papéis; mais de 10 mil kg de embalagens de óleo coletadas no Porto de Suape; mais de 4 mil kg de metais; mais de 2 mil kg de pneus e 360 lâmpadas que foram coletados e destinados para tratamento adequado.
Confira o depoimento do aluno Valmir Ramos da Silva, agente ambiental da Prefeitura de Barreiros.