Por Jéssica Lima
Arthur Moreira Lima, pianista conhecido no Brasil e no mundo, apresentou o seu projeto “Um Piano pela Estrada”, na noite de quinta-feira (4/5), para moradores do Cabo de Santo Agostinho, território estratégico do Complexo Industrial Portuário de Suape. Cerca de mil pessoas puderam conferir o espetáculo do músico, que aconteceu no Largo da Estação no centro da cidade. O projeto existe há mais de 14 anos e já passou por mais de 500 cidades do País. Marcos Baptista, presidente do Complexo de Suape e diretores da empresa prestigiaram a apresentação. “O projeto é muito bom. Quando o pedido de apoio chegou não tivemos dúvida e apoiamos de imediato. O Cabo de Santo Agostinho foi escolhido especialmente para receber este show”, comentou Marcos.
A apresentação é realizada a bordo de um sofisticado caminhão-teatro que se transforma em um palco de 45 metros quadrados. É no veículo que está instalado o piano de calda, elemento principal do espetáculo, todo o equipamento de som, o telão, a iluminação e camarim onde o músico recebe convidados.
Atleta e presidente da Associação das Pessoas com Deficiência do Cabo de Santo Agostinho, João Ivson Silva, comemorou a realização do evento. “A cidade precisa de mais eventos como este. As pessoas gostam e querem mais. Nossos jovens precisam conhecer este universo. A música tem o poder de transformar vidas, proporcionar alegria e engrandecer nossa alma. Este é um momento único”, completou.
No repertório da noite, músicas eruditas e populares reunindo composições das obras de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Pixinguinha, Villa Lobos, Luiz Gonzaga entres outros compositores. “Cada público é diferente mas em geral as pessoas sempre estão atentas ao momento e a plateia nordestina talvez seja a mais calorosa. O nordeste carrega uma tradição cultural enorme. São cidades que carregam muita história e que receberam uma contribuição muito importante da cultura holandesa”, comentou Arthur. O músico é um dos mais versáteis e completos intérpretes de clássicos brasileiros. Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França.
A iniciativa tem aprovação do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Ultragaz. A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o Complexo Industrial Portuário de Suape apoiaram a iniciativa prestando o suporte necessário para a realização do evento.