Por Jéssica Lima
Moradores dos engenhos Conceição Nova Bita, Serraria, Arendepe, Conceição Nova, Massangana e Mercês, que futuramente irão ocupar casas do Conjunto Habitacional Nova Vila Claudete, visitaram na última quarta-feira (24), o canteiro de obras onde as unidades habitacionais estão em construção. As visitas foram realizadas sob a coordenação da diretoria de Gestão Fundiária e Patrimônio, por meio da coordenadoria de Assistência Social e contaram com o acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos.
As primeiras 583 casas do habitacional serão entregues no segundo semestre deste ano. As demais unidades deverão ficar prontas durante o primeiro semestre de 2018. No total, serão 2.620 moradias entregues, beneficiando moradores de 27 comunidades que antes residiam em áreas de preservação ecológica e na Zona Industrial do Complexo Industrial Portuário de Suape.
A visita é mais uma etapa do processo de reassentamento urbano dessas famílias que já estão devidamente cadastradas no programa Minha Casa Minha Vida da Caixa Econômica Federal e se enquadraram em todos os requisitos do programa, passando a acompanhar de perto o andamento do empreendimento.
Além de conhecer as casas, os futuros moradores também receberam diversas orientações e regras de uso da unidade habitacional. O conjunto está sendo erguido em uma área de 97 hectares, sendo 27 hectares de área verde preservada. Os lotes possuem 125 m², com residências de 40,32 m², composta por sala, dois quartos, cozinha, banheiro, área de serviço e quintal. Os futuros moradores contarão ainda com equipamentos públicos de lazer, uma unidade básica de saúde, uma creche-escola padrão para 260 alunos e três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), que estão sendo construídos pela administração de Suape e serão administrados, futuramente, pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.
O morador do engenho Arendepe, José Lupercínio da Silva e sua esposa Maria Nazaré dos Santos conheceram todos os cômodos da nova moradia e não esconderam a felicidade de começar a nova etapa de suas vidas. “Hoje moramos em uma área isolada onde é mais complicado conseguir emprego. Com a mudança, espero conseguir trabalho na região, de preferência em alguma empresa do Cabo e viver melhor. Também gostei do atendimento da equipe de Suape. Estamos sendo acompanhados de perto e temos todo o apoio possível. É uma chance única”, comentou José.