Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Marcos Baptista realiza visita técnica ao Porto de Santos e ao Terminal Libra Santos

Notícias

Marcos Baptista realiza visita técnica ao Porto de Santos e ao Terminal Libra Santos

|    Negócios

fe0a98d2 9b2e 4aa6 8cea 12ddd675894e

Na manhã desta segunda-feira (03), o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista, o vice-presidente, Marcelo Bruto e diretores e técnicos do Complexo visitaram o Libra Terminais Santos, terminal de contêineres localizado no Porto de Santos. A comitiva de Suape foi recebida pelo presidente do terminal, Roberto Teller. Após a visita técnica, a equipe se reuniu com o presidente do Porto de Santos, José Alex Oliva, que apresentou o sistema de gestão de contratos executado em Santos e o sistema de gestão de informações do Porto, o Supervia. Dessa primeira conversa, surgiu o convite para novas reuniões técnicas entre os dois portos.

Além de modelo na movimentação de cargas, a gestão do Porto de Santos também tem investido na melhoria da infraestrutura portuária. “Santos enfrenta diversos desafios, à exemplo de estar próximo da zona urbana. Nossa intenção é avaliar o modelo de êxito explorado que nos dará o referencial para as futuras licitações que realizaremos em Suape. Acreditamos que, com a reconquista da autonomia, iremos alavancar a movimentação portuária do nosso porto. Teremos, de novo, um grande canteiro de obras, empregando trabalhadores, ajudando nossa economia a crescer e melhorando nossos índices de movimentação”, comentou Marcos Baptista.

Recentemente, o governo federal anunciou as obras de dragagem de aprofundamento e adequação do acesso ao Porto de Santos. O investimento de R$ 369 milhões no projeto irá viabilizar o aumento da profundidade dos canais de acesso, das bacias de evolução e dos berços de atracação do terminal santista. A Avenida Perimetral também está sendo remodelada, com a ampliação da malha ferroviária interna. Tudo isso vai impactar positivamente o Porto de Santos, juntamente com as obras privadas nas áreas que foram recentemente arrendadas.

De acordo com Marcos Baptista, a reconquista da autonomia e a instalação do TECON II aumentará ainda mais a movimentação de contêineres de Suape, por isso a relevância em buscar referências com os empreendimentos instalados no maior porto do Brasil.  “Em fevereiro de 2017, a movimentação de contêineres do Porto de Suape somou 34.119 TEUs (unidade equivalente a 20 pés), registrando um aumento de 30,28% em relação a fevereiro de 2016, quando foram movimentados 26.188 TEUs. A licitação do Segundo Terminal de Contêineres (Tecon II), que deve ser lançada ainda este ano, deverá ampliar a movimentação das cargas de 700 mil TEUs para 1.700.000 TEUs/ano. Hoje, somos o porto público com a maior movimentação de contêineres do Norte/Nordeste e o quarto do país. Queremos crescer e nos tornar ainda mais competitivos no cenário regional. Vamos conhecer mais este terminal e entender suas particularidades operacionais e trazer um pouco dessa expertise para Pernambuco”, pontuou Baptista.
 
PORTO DE SANTOS – Com 125 anos de fundação, o Porto de Santos está em primeiro lugar no ranking de movimentação dos Portos Organizados. Além disso, é o primeiro na movimentação de contêineres, com 3,8 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a seis metros ou 20 pés) em 2015, e na exportação de açúcar e de grãos de soja. A movimentação acumulada de cargas no Porto de Santos em 2016 atingiu a marca de 113,8 milhões de toneladas, a terceira melhor de toda a série histórica do porto, abaixo, apenas, de 2015 (119,931 milhões t) e 2013 (114,077 milhões t).
 
SUAPE - Com 38 anos de existência, Complexo Industrial Portuário de Suape conta com mais de 100 empresas instaladas e em processo de implantação em seu território de 13,5 mil hectares. Esses empreendimentos somam mais de R$ 50 bilhões em investimentos privados, empregando um total de 18 mil trabalhadores diretamente. Suape está conectado aos principais portos do mundo. Em 2016, o atracadouro contabilizou 22,74 milhões de toneladas de cargas movimentadas, encerrando o ano com crescimento de 15% em relação a 2015. Essa taxa de crescimento foi a maior entre os 10 maiores portos públicos do país, o que alavancou Suape para a 5ª posição no ranking nacional de movimentação geral de cargas. Ao longo dos anos o Porto de Suape vem se consolidando como movimentador de granéis líquidos (óleo diesel, gasolina, querosene de aviação, óleo bruto de petróleo, etc.) e manteve a liderança nacional na movimentação desse perfil de carga em 2016. Os granéis líquidos aumentaram 21,8% em relação a 2015, alcançando a marca de 17,28 milhões de toneladas. Essa carga é responsável por 76% de toda movimentação no Porto de Suape.

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X