Por Jéssica Lima
O Canadá, conhecido como 10º maior importador mundial, está de olho no potencial das indústrias do Brasil e quer estreitar relações com Pernambuco. O projeto já começou a sair do papel com o seminário “Oportunidades de Negócios entre Brasil e Canadá”, realizado na última quinta-feira (16), em comemoração aos 150 anos da Confederação Canadense, quando colônias britânicas foram unidas em um só domínio. Empresários de Pernambuco, São Paulo e do Canadá compareceram ao encontro, realizado no JCPM Trade Center, de olho nos novos negócios no Estado.
O vice-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcelo Bruto, prestigiou o seminário e conversou com o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone. Durante a conversa, Marcelo ressaltou o potencial de Suape, tanto para atrair novas indústrias como para movimentar cargas, exportando produtos e importando mercadorias. “É no Porto de Suape que chegam diversas mercadorias do Canadá a exemplo de álcool, contêineres e granéis líquidos. Durante alguns anos Pernambuco também importou o trigo Canadense. Em 2016, componentes eólicos saíram de Suape com destino ao país”.
Riccardo Savone conduziu a abertura do encontro e mostrou interesse em conhecer o porto Pernambucano. “Quero conhecer o porto e ver sua grandiosidade. Nossa intenção é estreitar as relações com o Nordeste. Há muitas oportunidades na região e Pernambuco é onde está a maior parte das oportunidades”, comentou.
O evento contou ainda com a apresentação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), ministrada pelo diretor de Relações Institucionais, Paulo de Castro Reis. “O mercado canadense é composto por aproximadamente 35 milhões de habitantes. O Canadá importa mais que mais que o México com 200 milhões de habitantes, ou mesmo do que a Índia com mais de 1 bilhão de habitantes. Temos que começar a ver o mercado Canadense com outros olhos, este público possui alto poder de compra e valoriza o diferente”.