Por Jéssica Lima
Em mais uma ação para combater crimes ambientais, o Complexo Industrial Portuário de Suape em parceria com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) resgataram, quarta-feira (9/3), oito aves silvestres. As espécies foram encontradas nas proximidades das áreas residenciais do Engenho Tiriri, localizado no território do Complexo. Não houve flagrantes.
Dos oito pássaros resgatados, três eram da espécie sabiá (dois filhotes e um adulto), dois eram da espécie sibites, outros dois eram da espécie papa-capins e um da espécie caboclinho. Todos os animais apreendidos serão avaliados e receberão os cuidados necessários antes de serem devolvidos à natureza.
Ao longo do ano, diversas vistorias em parceria com a Cipoma serão realizadas para coibir crimes e danos ambientais envolvendo a flora e fauna existente no território de Suape. O Gerente de Proteção Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo, Marcos Antônio Alves, ressaltou o trabalho realizado pela Empresa para inibir ações ambientais indevidas. “Dos 13,5 mil hectares abrangentes no território de Suape, 59% são destinados à preservação ambiental, conforme o Plano Diretor 2030. Precisamos proteger nossas riquezas”.
A ação segue as diretrizes da Lei de Crimes Ambientais, de 12 de fevereiro de 1998, que exemplifica em seu Artigo 29 “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente é identificado como crime ambiental”.
DENUNCIE - os interessados em informar delitos ambientais podem entrar em contato com a Cipoma pelo número (81) 3181-1700.