Por Sabrina Medeiros
De olho nas oportunidades de negócios para o setor eólico, o Complexo Industrial Portuário de Suape participou de 1º a 3 de setembro do evento Brazil Windpower 2015, que aconteceu no Rio de Janeiro. Este foi o 4º ano consecutivo que Suape participa como expositor na feira, considerada a maior da América Latina no setor de energia eólica.
Representantes de 804 empresas, 102 expositores e mais de 2.200 participantes prestigiaram o encontro com o objetivo de gerar oportunidades de negócios para o setor eólico, que é a fonte de geração de energia elétrica que mais cresce no país. O tema vem sendo amplamente explorado em todo o país, com previsão de gerar nos próximos anos mais de 19 mil empregos, mais de R$ 6 bilhões em investimentos, beneficiando mais de 2,7 milhões de casas que serão abastecidas e 1,3 milhão de toneladas de CO? evitados em virtude da utilização desta fonte de energia. Só em 2015, serão 113 novos parques eólicos em andamento com uma capacidade total de 2.7GW.
O presidente de Suape, Thiago Norões e o vice-presidente, Bernardo D’Almeida, prestigiaram o evento, onde iniciaram as articulações para realizar um estudo de viabilidade técnica e também uma parceria com empresas do setor para a futura instalação de um parque eólico em seu território. Várias empresas do setor interessadas em investir em Suape estiveram no estande de Suape para reunião com os dirigentes. Hoje, Pernambuco conta com potencial de 1.000GW de energia eólica, além de ser o primeiro estado brasileiro a atrair fabricantes de todos os equipamentos para transformar esse potencial em energia limpa.
No Complexo Industrial Portuário de Suape, funciona o pólo mais completo do país, formado por três empresas: a Gestamp, fabricante de torres eólicas; a LM Wind Power, produtora de pás para geradores eólicos; e a Iraeta, produtora de flanges eólicas.