Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comitiva técnica de Suape visita Porto de Santos

Notícias

Comitiva técnica de Suape visita Porto de Santos

Por Grace Souza 

Uma comitiva formada por técnicos do Porto de Suape visitou o Porto de Santos, em São Paulo, considerado o maior do país, para tratar dos temas ligados a meio ambiente, emergência, gestão e segurança portuária, sobretudo com relação ao incêndio ocorrido no terminal petroquímico da empresa Ultracargo, ocorrido em abril passado. Participaram da visita a coordenadora de Desenvolvimento Ambiental, Rafaella Viana; a coordenadora de Negócios Portuários, Tahiana Gurgel; o coordenador do ISPS Code, Osvaldo Morais; o gerente de Proteção Ambiental, Marcos Alves; a gestora técnica de Plano de Contingência, Janaína Barros; o coordenador executivo de Negócios Portuários, Nilson Monteiro,  além de integrantes do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. A equipe esteve em Santos de 10 a 12 de junho passado.

Os técnicos de Suape foram recebidos pelos diretores de Santos Paulino Vicente (Institucional de Infraestrutura), Luiz Claudio Montenegro (Planejamento), José Manoel Gatto dos Santos (Desenvolvimento Comercial) e Alencar Costa (Administrativo Financeiro) que apresentaram as atividades e estruturas portuárias.

Na área de meio ambiente e emergência foram abordadas as estratégias de trabalho para a segurança, saúde e meio ambiente nas operações portuárias de acordo com as demandas operacionais do porto. Segundo o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Jorge Araújo, o resultado da visita foi positivo, uma vez que poderá aperfeiçoar a estrutura que já existe em Suape e nortear as ações de prevenção, eficiência e eficácia na preparação e resposta a possíveis emergências no Porto.

No terminal da Ultracargo, a equipe conheceu as estratégias empregadas no combate ao incêndio, que contou com a ação do Corpo de Bombeiros de Santos e adjacências, integrada com mais de 60 órgãos governamentais e empresas privadas. O incêndio ocorreu no último mês de abril e é considerado por especialistas o segundo maior do mundo na atividade petroquímica. Os funcionários da Ultracargo apresentaram os recursos humanos e os materiais dos planos de emergências empregados nas fases de combate e de rescaldo, com custo estimado apenas durante a fase de combate em R$ 70 milhões.

O tema segurança portuária foi tratado pelo superintendente da Guarda Portuária, Ezio Borghetti, e pelo líder da Brigada de Emergência do Porto de Santos, Silvio Nabor, que mostraram como funciona o sistema de monitoramento e de controle de acesso ao porto. ?Muitos dos conhecimentos adquiridos servirão para uma melhor prestação do serviço de segurança pública no Porto de Suape?, contou o coordenador do ISPS Code de Suape.

A comitiva visitou também o Terminal de Contêineres Libra, que possui uma área total de 155 mil metros quadrados, com 1.085 metros de extensão de cais e dez portêineres. ?Fomos entender as boas práticas que tornam a Libra um dos melhores terminais de contêineres do Brasil e replicar em Suape?, avaliou Tahiana.

PORTO DE SANTOS - Administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o porto possui 13 quilômetros de cais, 55 quilômetros de extensão de dutos transportadores de líquidos inflamáveis e uma usina hidrelétrica própria. Conta com 55 terminais marítimos e retroportuários e 65 berços de atracação, dos quais 14 são de terminais privados. A movimentação de cargas até o mês de maio somou mais de 45 milhões de toneladas.

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X