Por Jéssica Lima
O Complexo Industrial Portuário de Suape alcançou a sexta posição no Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA), ranking divulgado pela primeira vez pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) no último dia 19 de junho. O porto pernambucano, que ficou com a nota 72,76, de uma escala que varia de 0 a 100, concorreu com outros 29 portos do Brasil, ficando à frente do maior porto do País, o de Santos, em São Paulo, que angariou a 12ª posição; e de Pecém, no Ceará, que ficou no 19º lugar. A avaliação da Antaq é semestral e, até o início deste ano, a nota era divulgada apenas junto a cada porto, e vem sendo realizada desde 2012.
O Índice da Antaq é uma importante ferramenta de comparação e compreensão da dinâmica da gestão portuária. Além disso, é bastante respeitado por medir, rigorosamente, o grau de atendimento às conformidades ambientais de cada local. A metodologia utilizada pela Antaq considera 38 indicadores baseados na legislação ambiental aplicável, na literatura técnica especializada e nas boas práticas observadas no setor portuário mundial. Esses indicadores foram classificados em 4 categorias (econômico-operacional, sociocultural, físico-químico e biológico-ecológico) e 14 indicadores globais. O somatório dos valores correspondentes aos níveis de atendimento para os indicadores específicos fornece o resultado geral de desempenho ambiental da instalação portuária.
O IDA estabelece, para cada indicador, um conjunto de situações de atendimento (tributos) que determina em que estágio a gestão se encontra naquela categoria. Sugere, também, níveis progressivos de atendimento para cada indicador, que, de acordo com as prioridades de cada interessado, podem ser utilizados como referências para a adoção de medidas de gestão ou regulação.
“O IDA, desde a sua primeira edição, nos motivou a nos adequar ao padrão de gestão ambiental sugerido. O índice é um importante indicador, garantindo mais segurança ao setor e, também, atraindo empresas que buscam vincular suas marcas a portos com excelência ambiental”, pontuou Jorge Araújo, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape.