Por Grace Souza
Reunidos no Prédio da Autoridade Portuária, os integrantes do Conselho da Autoridade Portuária (CAP) de Suape discutiram, na última sexta-feira (26/6), o Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciado pelo Governo Federal no início deste mês. Os seis novos terminais do Porto de Suape contemplados pelo programa preveem investimentos públicos e privados de R$ 2,35 bilhões e devem ser licitados no primeiro semestre de 2016, dentro do Bloco 2 de arrendamentos da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República.
A apresentação dos novos terminais foi realizada pelo presidente do CAP, Igor Pordeus, que é analista de infraestrutura da SEP. Ele detalhou para os conselheiros presentes na reunião os seis futuros terminais de Suape. Serão arrendados o segundo terminal de contêineres (Tecon II); o terminal de veículos; o terminal de grãos, voltado para trigo; dois terminais de granéis minerais, sendo um para clínquer, escória e coque e outro para minério de ferro, e o terminal de uso privado (TUP) para o Estaleiro Vard Promar. ?Os investimentos previstos para Suape não se limitam aos arrendamentos. A SEP quer fomentar outros tipos de investimentos para o porto pernambucano?, comentou Pordeus.
O diretor de Gestão Portuária de Suape, Paulo Coimbra, explicou que os investimentos públicos serão aplicados na infraestrutura portuária e nos acessos para os novos terminais, ficando com a iniciativa privada a construção dos terminais e aquisição dos equipamentos. O tema arrendamento portuário será tratado em todas as reuniões do CAP, sempre com as atualizações e o andamento dos processos informados pela SEP.