Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Segurança Pública Portuária é tema de seminário realizado por Suape

Notícias

Segurança Pública Portuária é tema de seminário realizado por Suape

Por Jéssica Lima

As responsabilidades e atribuições da Receita Federal, da Polícia Federal e da Capitania dos Portos de Pernambuco no Porto de Suape foram tema do Seminário de Segurança Pública Portuária, realizado terça-feira (16/6), no Prédio da Autoridade Portuária (PAP), em Ipojuca. O evento reuniu mais de 25 representantes de órgãos estratégicos que atuam diretamente na operação do porto. A ação faz parte da campanha de segurança pública portuária que vem acontecendo no porto até o fim deste mês. No dia 25 de maio, a administração portuária iniciou a distribuição de panfletos informativos para os 6 mil veículos que circulam pelo local diariamente. A iniciativa vai até o próximo dia 30.

“É preciso somar esforços para proteger o Porto de Suape. Somos um porto público que só no primeiro trimestre deste ano movimentou cinco milhões de toneladas de cargas. E esses números só aumentam, melhorando assim o desenvolvimento econômico de Pernambuco. Para fazer toda essa estrutura funcionar é preciso colocar em prática o plano de segurança portuária e, principalmente manter a parceria com órgãos estratégicos como a Receita e Polícia Federal além da Capitania dos Portos de Pernambuco”, comentou Paulo Coimbra, diretor de Gestão Portuária de Suape.

A primeira palestra do seminário foi ministrada pelo coordenador-executivo do ISPS-Code (Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuária), o delegado da Polícia Civil Osvaldo Morais, com o tema “Plano de Segurança Pública do Porto de Suape”. O gestor aproveitou para pontuar seu empenho em promover mudanças e melhorias na operação e segurança do Porto. “Iniciamos nossas ações em 25 de maio por meio da distribuição de panfletos informativos aos motoristas que circulam diariamente pelo porto. Hoje estamos integrando e unindo os principais atores da vigilância do porto. Em seguida, promoveremos reuniões com foco na segurança das empresas que atuam na área do porto organizado” comentou. 

O seminário também contou com as palestras do capitão-de-mar-e-guerra da Capitania dos Portos de Pernambuco, Luiz Claudio Lazaro, que abordou as “Atribuições da Capitania dos Portos”. Já a segunda rodada de palestras, foi iniciada com o inspetor da Receita Federal em Suape Bruno Nascimento Rocha, que detalhou as “Atribuições da Receita Federal no Porto de Suape”. O delegado da Polícia Federal Alan Cordeiro de Souza, fechou o seminário explicando as atribuições da Polícia Federal no porto.

PRESENÇAS – Entre os convidados que participaram do seminário, estão integrantes do Porto do Recife, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

ISPS-CODE - O seminário segue as diretrizes do que aponta o Código ISPS-Code, em vigor desde julho de 2004, decorrente ao atentado terrorista de 11 de setembro de 2011, nos Estados Unidos. Esse código estabelece regras de segurança para navios e instalações, como, por exemplo, um maior rigor na entrada e na saída das pessoas e veículos nas instalações portuárias, delimitação do perímetro do porto e necessidade de cadastramento das pessoas e veículos que entram na instalação portuária.

 

 

 

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X