Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Iniciado projeto executivo do Riacho Algodoais

Notícias

Iniciado projeto executivo do Riacho Algodoais

Por Paula lourenço

O vice-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Bernardo D’Almeida, assinou, nesta quarta-feira (20/5), o contrato para a elaboração do projeto executivo do “Jardim Algodoais”, ação destinada à recuperação do Riacho Algodoais. O curso d’água possui dez quilômetros de extensão e corta as zonas industrial e de preservação ecológica de Suape. A vencedora da licitação foi a empresa pernambucana Geosistema Engenharia e Planejamento Ltda. O valor do certame ficou em R$ 141,9 mil. A contratada receberá a ordem de serviço de imediato para iniciar as atividades. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 60 dias. As obras para a requalificação do riacho devem ser iniciadas no segundo semestre, tendo os primeiros resultados previstos ainda para este ano.

O projeto “Jardins Algodoais”, que faz parte do Programa Águas de Suape, lançado em março pelo governador Paulo Câmara, prevê a utilização da técnica de aplicação de plantas que se alimentam das impurezas despejadas no riacho, deixando a água limpa em apenas seis horas. A recuperação do curso d’água, com o desassoreamento e o restabelecimento da fauna e da flora locais, ocorrerá de três meses a um ano, assim que for iniciado o cultivo das plantas, o que está previsto para ocorrer no próximo semestre. O jardim deve ser percebido pela população local até dezembro próximo. Quinze famílias moram no entorno do riacho.

O Algodoais deve ser recuperado com o cultivo de plantas tropicais. Atualmente, existem 38 espécies disponíveis no Brasil. O uso dessas plantas restauradoras da vida aquática é mais eficaz do que os métodos convencionais de recuperação de cursos d’água, tais como estações de tratamento de lodo ativado ou lagoas de decantação, porque remove mais de 90% dos poluentes da água e evita assoreamento, o que as técnicas tradicionais não realizam por se concentrarem apenas na filtragem da água. “Com esse trabalho, os moradores da área poderão desfrutar de um convívio saudável e harmônico com o meio ambiente, o que reitera o compromisso de Suape em promover desenvolvimento econômico com sustentabilidade”, declarou D’Almeida.

Cerca de 60 profissionais serão mobilizados para deixar o Algodoais limpo, implantar uma bela paisagem nas margens e trabalhar com a população do entorno para garantir a preservação do local. A equipe multidisciplinar envolverá arquitetos, biólogos, engenheiros ambientais e sanitaristas, pois o maior agente contaminante de doenças é a água, além de operários da construção civil e jardineiros.

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X