Por Paula Lourenço
A administração do Complexo Industrial Portuário de Suape está passando por uma reestruturação de gestão para inovar suas atividades bem como intensificar suas práticas sustentáveis. O novo vice-presidente, Bernardo D'Almeida, assume o cargo em fevereiro com esta missão dada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente de Suape, Thiago Norões. Graduado em Economia pela UFPE, ele é auditor tributário do Tesouro Estadual desde 1994. No ano passado, foi secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, além de ter ocupado, a partir de 2008, vários cargos no Governo do Estado. O fazendário já foi gerente geral de Ações Governamentais do Pacto pela Vida, secretário executivo de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão e responsável pela construção dos Pactos pela Educação e pela Saúde. Para instituir as mudanças, Suape conta com a recém-criada Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMS), que terá à frente o também fazendário Jorge Araújo. Ele é graduado em Engenharia Elétrica pela UFPE e em Direito pela Unicap, além de ter especialização em Segurança do Trabalho pela Fundacentro-Recife. O novo diretor já atuou em vários cargos públicos, entre os quais, secretário executivo de Administração e Finanças da Secretaria de Saúde de Pernambuco, secretário executivo da Fazenda do município do Cabo de Santo Agostinho, diretor administrativo e financeiro do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep) e gerente da Auditoria da Secretaria Especial da Controladoria Geral do Estado. A diretoria incorpora quatro coordenadorias: de Sustentabilidade, Educação Ambiental e Preservação Cultural, Licenciamento Ambiental e Controle Ambiental.
"Vamos intensificar as ações na área socioambiental da empresa visando a um presente e a um futuro cada vez mais sustentável, pois sabemos que o Complexo de Suape, considerado a força motriz do desenvolvimento econômico de Pernambuco, está comprometido não só com a atividade portuária e a atração de novas indústrias, mas também com o desenvolvimento social e ambiental. Além disso, buscaremos inovação nos negócios atentos às transformações econômicas do nosso Estado, do País e do mercado internacional", pontuou D'Almeida.
ESTRUTURA - A Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade foi montada com a incorporação de parte da ex-diretoria de Engenharia e Meio Ambiente, agora Diretoria de Engenharia (DEG), cujo novo diretor é Carlos Pires, e a extinção da Diretoria de Suape Global, que passou a ser uma Coordenadoria ligada à Diretoria de Relações Institucionais (DRI), atualmente ocupada por Luciano Vasquez, ex-secretário da Casa Civil do Estado. Além dessas alterações, a Diretoria de Planejamento e Urbanismo agora é Diretoria de Planejamento e Gestão (DPG). Seu foco será ampliado, abrangendo as áreas de urbanismo, concessões, utilities, gestão e competitividade.
As diretorias de Administração e Finanças (DAF), Gestão Fundiária e Patrimônio (DFP) e Gestão Portuária (DGP) mantêm as estruturas anteriores. Esta última está com novo diretor, Paulo Coimbra, que é engenheiro mecânico formado pela UFPE. Coimbra já foi diretor executivo da Gestamp, gerente de Engenharia e Manufatura da Impsa, diretor industrial da Asa Indústria e gerente de Operações da Alcoa Alumínio S/A.
PERFIS
Bernardo D'Almeida (vice-presidente) – Graduado em Economia pela UFPE, o pernambucano Bernardo D'Almeida, 43 anos, é auditor tributário do Tesouro Estadual desde 1994. No ano passado, foi secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, além de ter ocupado vários cargos no Governo do Estado desde 2008. O fazendário foi gerente geral de Ações Governamentais do Pacto pela Vida, secretário executivo de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado e responsável pela construção dos Pactos pela Educação e pela Saúde.
Alexandre Diniz (diretor de Administração e Finanças) – Graduado em Ciências Contábeis pela Unicap, Alexandre Diniz, 42 anos, possui MBA em Marketing Estratégico pela UFPE e em Planejamento e Gestão Pública pela Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco (FCAP). Em sua carreira, possui experiência em gestão administrativa, orçamentária e de convênios, já passou por órgãos públicos e empresas privadas. Durante quatro anos atuou como diretor de gestão da Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe). Em 2011, assumiu a diretoria de gestão da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), onde era responsável por gerir o sistema contábil da agência e administrar o controle das suas operações, entre outras atribuições. Em janeiro de 2013, passou a integrar a equipe do Complexo Industrial Portuário de Suape, tornando-se diretor de administração e finanças da empresa. Carlos Pires (diretor de Engenharia) – Graduado em Engenharia Civil pela UFPE, com especializações em Pavimentação Intertravada Flexo-Rígida e em Sistemas Construtivos com Espumas Plásticas, Carlos Alberto Pires Marinho de Souza, 51 anos, tem larga experiência na iniciativa privada. Já trabalhou na Cizel Engenharia Ltda., Camargo Correa, PB Construções Ltda., Estaleiro Atlântico Sul (EAS), Minas D'Aliança e Consórcio OAS/Odebrecht.
Jaime Alheiros (diretor de Planejamento e Gestão) – Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, possui MBA em Gerenciamento de Projetos, pela Faculdade Estácio de Recife. Em sua carreira, Jaime Alheiros, 42 anos, atuou com foco em ações de planejamento urbano, projetos integrados, planos diretores e setoriais. Trabalhou para órgãos públicos e empresas privadas desde 1996, tendo atuado como coordenador, gerente técnico e de projetos, ao longo dos últimos anos. Desenvolveu e gerenciou três planos de Redução de Risco (Igarassu, Abreu e Lima e Maceió), além de apoiar dois planos diretores e os projetos de urbanização integrada das Comunidades de "Sítio Grande" e "Dancincg Days" (Recife). Em março de 2011, assumiu o cargo de Diretor de Planejamento e Urbanismo de Suape.
Jorge Araújo (diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade) – Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPE e em Direito pela Unicap, com especialização em Segurança do Trabalho pela Fundacentro-Recife, Jorge Araújo, 55 anos, é auditor fiscal do Tesouro Estadual de Pernambuco desde 1996. Em sua carreira, já atuou em diversos cargos públicos, foi gerente de Auditoria da Secretaria Especial da Controladoria Geral do Estado, diretor administrativo e financeiro da Fundação Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), secretário executivo da Fazenda do município do Cabo de Santo Agostinho, secretário executivo de Coordenação Geral e de Administração e Finanças da Secretaria de Saúde de Pernambuco e vice-presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Na iniciativa privada, atuou como gerente de Produção da Inducon Capacitores, em Ipojuca, e gerente geral da Marbol, o Grupo Moura Baterias, em Belo Jardim-PE.
Luciano Vasquez (diretor de Relações Institucionais) – Graduado em Direito pela UFPE e com especialização em Direito Eleitoral e Ciência Política pela UnB, Luciano Vasquez, 50 anos, possui ampla experiência no serviço público. Foi oficial de gabinete da Secretaria de Governo do Recife, diretor de Coordenação Política da Secretaria da Casa Civil do Governo de Pernambuco, chefe de gabinete da Liderança de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, diretor de Compras e chefe de gabinete parlamentar, também na Alepe, presidente do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes e secretário da Casa Civil do Estado.
Paulo Coimbra (diretor de Gestão Portuária) – Graduado em Engenharia Mecânica pela UFPE e com especialização em Qualidade e Manufatura pela Pittsburg University (EUA), Paulo Coimbra, 55 anos, possui 26 anos de experiência distribuídos em empresas como Ford do Brasil, Gerdau, Alcoa Alumínio, Pamesa e Asa Indústria. Ele já foi diretor executivo da fábrica da Gestamp Wind, gerente de Operações da Gestamp Eólica e gerente de Engenharia e Manufatura da Impsa, as três situadas no Complexo de Suape, foi diretor industrial da Asa Indústria e gerente de operações da Alcoa Alumínio S/A.
Sebastião Pereira Lima (diretor de Gestão Fundiária e Patrimônio) – Graduado em Engenharia Civil pela UPE, possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPE, tem curso Superior de Polícia, pela Fundaj e curso de aperfeiçoamento de Oficiais, pela Academia da Polícia Militar de Paudalho. No setor público, Pereira Lima, 63 anos, foi secretário Chefe da Casa Militar de Pernambuco, diretor-geral do Detran-PE, diretor-presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), coordenador executivo do Programa Chapéu de Palha e diretor-presidente da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape). Na PMPE, foi chefe do Centro de Suprimento e Manutenção de Obras, assessor chefe do Departamento de Engenharia e Arquitetura e Diretor Geral de Finanças. É diretor de Gestão Fundiária e Patrimônio de Suape desde 2011.
A organização inglesa Mission to Seafarers, fundada em 1856 e financiada por doações voluntárias, oferece ajuda de emergência, apoio prático, e uma recepção acolhedora para as equipes que visitam mais de 260 portos em todo o mundo apoiando mais de 1,3 milhão de marítimos mercantes do globo de todas as classes, nacionalidades e crenças. No Brasil, está presente nas cidades do Recife e de Belém.