Por Paula Lourenço
O Complexo Industrial Portuário de Suape realizou na última quinta-feira (20), na sede administrativa, mais uma reunião com moradores da Vila Claudete, localizada no Cabo de Santo Agostinho. Dessa vez, o evento serviu para apresentar o primeiro diagnóstico socioterritorial que servirá para melhorar o planejamento da execução das obras e projetos sociais que serão realizados na poligonal de intervenção do projeto habitacional.
O evento reuniu cerca de 100 famílias e contou com a participação do vice-presidente Caio Ramos e diretores de Suape Jaime Alheiros e Igor Batista. A apresentação do perfil socioterritorial foi realizada pela equipe da Colmeia Arquitetura Engenharia, contratada por Suape para desenvolver as ações do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS).
De julho a agosto deste ano, Comeia realizou um cadastro com 537 famílias residentes nos 597 imóveis selados (identificação dos imóveis existentes na vila). O levantamento de informações para o diagnóstico foi concluído nesse período com 90% das famílias que se encontravam nos imóveis. A partir dessa pesquisa, Comeia pode formular proposições para melhoramento da vila sobre mobilidade, educação e infraestrutura.
Para a coordenadora Assistencial e Social de Suape, Líbia Paixão, as reuniões realizadas para a demonstração de todas as ações feitas sobre a Vila Claudete é um processo participativo de extrema importância entre moradores e representantes de Suape. “Dez pessoas da comunidade foram contratadas somente para realizar o cadastro dos imóveis. Além disso, o diagnóstico que também detectou o perfil dos profissionais permite que os mesmos sejam contratados para trabalhar nas obras”, afirmou.
De acordo com Igor Batista, Suape aguarda apenas a aprovação da Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, que dará o licenciamento ambiental para executar a obra, prevista para iniciar em janeiro de 2015. Jaime Alheiros também informou aos moradores que as melhorias de infraestrutura, criação de equipamentos públicos e áreas de lazer vão ser realizadas tanto no conjunto habitacional Vila Claudete como na Nova Vila Claudete que é destinada a posseiros realocados de áreas industriais ou de preservação ecológica do Complexo de Suape.