Por Millena Ramos
A Petrobras iniciou a segunda fase da pré-operação da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial Portuário de Suape. Nesta semana, aconteceu o início de duas fases de seu processo completo, a admissão de gás naturals na Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) e a admissão de petróleo na unidade. No dia 17 de novembro, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) publicou no Diário Oficial da União a autorização de funcionamento do empreendimento.
Nos próximos dias acontecerá a circulação a frio do petróleo, com a verificação e testes finais. Só depois o forno será aceso para aquecimento gradual da torre de fracionamento, que inicia a destilação (separação) dos componentes do petróleo. O primeiro trem de refino da Rnest (funcionamento do conjunto de unidades que marca a primeira etapa da operação) é composto pelas unidades de Geração de Hidrogênio, de Hidrotratamento de Nafta, de Hidrotratamento de Diesel, de Coqueamento Retardado e por duas Unidades de Tratamento.
A Rnest deve estar em funcionamento completo em maio de 2015, quando o segundo trem de refino entrar em operação com capacidade de processamento de 230 mil barris de petróleo por dia e será a unidade da Petrobras com maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel (70%), suprindo 17% do consumo nacional de combustível.