Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. II Seminário do PAM debate prevenção de acidentes no Complexo de Suape

Notícias

II Seminário do PAM debate prevenção de acidentes no Complexo de Suape

Por Millena Ramos

Representantes de 24 empresas integrantes do Plano de Ajuda Mútua (PAM) participaram ontem (27) de um seminário que debateu técnicas de prevenção de acidentes no Complexo Industrial Portuário de Suape. O evento - o II Seminário PAM de Suape - foi realizado no auditório do Park Hotel, no Recife (PE).  As palestras abordaram temas sobre sistemas de comando de incidentes, gerenciamento de crises, plano nacional de prevenção, preparação e resposta rápida à emergência ambiental com produtos químicos perigosos.

O diretor de Gestão Portuária de Suape, Leonardo Cerquinho, abriu o seminário apresentando o funcionamento do porto e as grandes empresas instaladas no complexo. Além disso, ele aproveitou a ocasião para chamar a atenção da evolução da movimentação de cargas ocorrida nos últimos anos. “Graças a uma série de melhorias operacionais que fizemos, aumentamos 43% no primeiro semestre deste ano ante o mesmo período de 2013, tornando Suape o porto com maior crescimento do Brasil”, afirmou o diretor.

Durante a palestra, o major do Corpo de Bombeiros, Cristiano Corrêa, afirmou que o Complexo de Suape possui uma central de emergência com equipe de 20 bombeiros, 4 veículos e 1 embarcação e, em caso de emergência de altíssima complexidade, será mobilizado do Recife um contingente de 130 pessoas e disponibilizados 40 veículos para prestar assistência. “Para uma maior forma de prevenção, temos também uma proposta de implementar no município do Cabo de Santo Agostinho uma central de emergência para atender os municípios vizinhos ao complexo e deixar a central exclusiva para Suape”, destacou.

A coordenadora do PAM de Suape, Edneide Santos, enfatizou que, além dos seminários anuais, todos os meses são realizadas palestras para instruir os profissionais que trabalham na prevenção de acidentes. “A troca de informações entre os técnicos envolvidos das empresas de Suape é de fundamental importância. Nos últimos dois anos, dos 7 incidentes ocorridos no complexo, 5 foram controlados efetivamente graças à atuação do PAM de Suape”, afirmou.


Estiveram presentes no seminário representantes das instituições Estaleiro Atlântico Sul, Refinaria Abreu e Lima, Petrobrás, Petroquímica Suape, Bombril, Pandenor, Terminal Químico de Aratu, Liquigás, Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), Temape, Tecon, Bunge Alimentos, Concessionária Rota do Atlântico, SLC Alimentos, Copagaz, Suata Serviços, Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), Codecipe, entre outras. Os inscritos levaram ao hotel latas de leite que serão doadas ao abrigo São Francisco, no Cabo de Santo Agostinho.

Sobre o PAM

O PAM é um plano de segurança com atuação cooperativa entre empresas para prevenir, controlar e amenizar situações de emergência que ameacem o homem, o meio ambiente e a integridade das instalações portuárias. É instituído pela Norma Regulamentadora nº29 e pela Lei Estadual Nº 14.919, de 8 de março de 2013. Em Suape, o PAM é composto por empresas situadas no Porto Organizado e em demais áreas de influência, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o Batalhão da Polícia Rodoviária, o Ceatox e outros órgãos de proteção ambiental.

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X