Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape destaca seu polo eólico em feira internacional

Notícias

Suape destaca seu polo eólico em feira internacional

Por Eduarda Azoubel

O polo eólico do Complexo Industrial Portuário de Suape é pela terceira vez um dos destaques da Brazil Wind Power (BWP) 2014, a maior feira do setor da América Latina, que começou ontem (26), no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. Na tarde desta quarta-feira (27), o estande de Suape recebeu a visita do governador de Pernambuco, João Lyra Neto, que conversou com a comitiva da empresa, liderada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo, Márcio Stefanni Monteiro. No evento, os executivos têm a oportunidade de expor aos players da cadeia eólica as vantagens de se instalar em Suape, que hoje abriga quatro indústrias do setor, com investimentos que somam quase R$ 500 milhões e geram quase 2 mil empregos diretos. Situado a 50 quilômetros do Recife, Suape possui 105 empresas em operação, divididas em dez polos – sendo o eólico o mais recente deles – responsáveis por 25 mil postos de trabalho.

No estande de 64 metros quadrados de Suape na feira, que está aberto para reuniões durante todos os dias, os executivos e empresários do ramo eólico podem saber da localização central do Complexo em relação às áreas com grande potencial de ventos, como os estados da Bahia, do Rio Grande do Norte, do Ceará e de Pernambuco. Há também o benefício da infraestrutura de transporte das peças de grande porte do setor (pás, torres, turbinas e flanges – espécie de anéis conectores da torre com o aerogerador) conectando as vias internas do complexo ao porto e às principais rodovias da Região Nordeste. Suape é, ainda, o primeiro porto brasileiro integrante da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). O setor eólico no Brasil conta hoje com 181 usinas instaladas que juntas têm capacidade de gerar 4,5 gigawatts (GW) médios de energia limpa.

Com o detalhamento das vantagens, a administração de Suape espera atrair novos negócios para Pernambuco.  “No último mês, iniciamos a consolidação do nosso polo eólico, com a terraplenagem da Iraeta, fábrica do grupo espanhol Gonvarri voltada para a produção de flanges. Assim, dentro em breve, ocorrerá em Suape a montagem completa dos equipamentos eólicos, com torre, pás, aerogerador e flanges. Queremos atrair mais indústrias, por isso estamos na Brazil Wind Power, feira onde são apresentadas as últimas políticas na área, os avanços tecnológicos e as estratégias do setor no nosso País”, comentou Monteiro. Em sua quinta edição, a BWP possui cerca de 200 expositores e mais de 2 mil participantes de diversos locais do País e do exterior.


Além da Iraeta, fábrica de 5,5 mil metros quadrados, investimento de R$ 70 milhões e operação prevista para 2015, Suape abriga a fábrica de aerogeradores argentina Impsa, que produz 500 turbinas por ano e foi a primeira a operar no Complexo, no ano de 2008. Há também a Gestamp, também ligada ao grupo Gonvarri, que começou a produzir em 2010, fabricando atualmente 500 torres eólicas por ano. Em 2013, outra empresa do setor iniciou suas atividades no Complexo: a LM Wind Power, empresa produtora de pás eólicas, de capital brasileiro e dinamarquês.

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X