O Complexo Industrial Portuário de Suape deve se tornar o principal distribuidor de veículos no Nordeste. É o que pretende a administração do porto junto com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) que já estudam mecanismos de viabilidade do projeto. Uma reunião sobre o assunto foi realizada nesta terça-feira (1º/4), na 20ª Intermodal South America, em São Paulo. Para isso, Suape já iniciou a construção de um novo pátio automobilístico, com 10 hectares, que abrigará carros das principais montadoras do País, entre elas, a Fiat, cuja maior fábrica do mundo encontra-se em implantação em Pernambuco. A nova área se somará ao pátio de 5 hectares concluído em 2013, pronto para operação, e aos 4 hectares já em funcionamento, somando 19 hectares de terminal de veículos. Os investimentos no novo pátio e no finalizado no ano passado somam cerca de R$ 34 milhões.
Atualmente, Suape recebe 1,8 mil veículos por mês das montadoras GM e Volkswagen. Os carros são distribuídos na Região que mais cresce no consumo de carros do País. Dados da Anfavea apontam que, de 2002 a 2013, o número de veículos adquiridos no Nordeste cresceu 191,7%, passando de 201 mil para 586 mil por ano. Ou seja, hoje, a Região representa 15,6% dos veículos vendidos em todo o País e há projeções para que este percentual atinja 18% nos próximos anos, quando se espera que o Brasil seja o terceiro maior vendedor de veículos no mundo, superando o Japão e ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
“Transformar Suape no principal porto distribuidor de veículos para o Nordeste é condição estratégica para ampliar a cadeia automobilística em Pernambuco, pois já estamos recebendo a Fiat e outras indústrias essenciais para o ciclo produtivo da montadora”, destacou o vice-presidente de Suape, Caio Ramos. Além de receber os automóveis produzidos em outras regiões do País, o Porto de Suape espera ser o caminho da importação de veículos. Atualmente, 20% de todos os veículos comercializados no País são de origem estrangeira. Pretende, ainda, ser canal de exportação para veículos fabricados no Brasil.
OPERAÇÃO – A administração de Suape quer arrendar a operação do Terminal de Veículos. “Estamos garantindo a infraestrutura e buscamos uma operação de padrão internacional. Nossa expectativa é de que este terminal seja incluído no terceiro lote de licitações que será realizado pela Secretaria de Portos da Presidência da República”, comentou Ramos. As obras do novo pátio devem ser concluídas no próximo mês de novembro.