Por Eduarda Azoubel
Com o objetivo monitorar as atividades que já estão em andamento, reunir sugestões para aperfeiçoá-las e incorporar novas ideias, as coordenações do Fórum Suape Global reuniram, de 11 a 13 de dezembro, os participantes dos seis grupos temáticos (GTs) que o compõem para a realização de nivelamento interno.
O diretor do Fórum Suape Global, Silvio Lemig, esteve presente em todas as reuniões e acredita que o Fórum propositivo seja um importante fomentador de debates para ajudar no desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário de Suape e também de Pernambuco.
“Muitas das ações que foram criadas no Fórum já estão se materializando. Então, já começamos a visualizar os primeiros frutos da união da sociedade pernambucana. Fruto também da união das instituições que pensam em conjunto, para que possamos, cada vez mais, transformar o estado de Pernambuco nesse grande polo mundial nas áreas de petróleo, gás, off shore, naval e, mais recentemente, na área tecnológica”, afirma Leimig.
O Fórum Suape Global é formado por seis grupos de trabalho setoriais. Os grupos são responsáveis pela elaboração e avaliação de documentos orientados pelas diretrizes governamentais. E têm como principais objetivos a articulação de ações de promoção da área do Território Estratégico para os próximos 50 anos e a consolidação do Complexo de Suape como polo provedor de bens e serviços da indústria do petróleo, gás, offshore, naval e tecnologia.
A última rodada de reuniões envolveu diversas entidades governamentais, privadas, acadêmicas e bancos públicos. Os encontros ocorreram nas sedes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC).