Por Grace Souza
A Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) apresentou nesta segunda-feira (7/10) uma proposta de oferta de crédito para os pescadores e marisqueiras da Colônia Z-8, em Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, em reunião realizada na sede da colônia. Trata-se de uma linha de microcrédito que pode ser criada para financiar a compra de equipamentos, restauração dos barcos e aquisição de insumos para incrementar a pesca artesanal da região. A iniciativa é resultado da articulação do Complexo Industrial Portuário de Suape, por intermédio do Projeto Suape Sustentável, com a Secretaria de Trabalho Qualificação e Empreendedorismo, à qual a Agefepe é ligada. Esta pode ser a primeira linha de microcrédito elaborada pela agência para atender a uma colônia de pescadores.
A reunião contou com a presença do coordenador de Gestão Estratégica de Suape, Leonardo Igrejas, e do superintendente de Microfinanças da Agefepe, Kléber Lira, que conduziu a apresentação. Lira explicou os detalhes do financiamento, como as facilidades do crédito, os requisitos necessários para dispensa de avalista, realizou simulações e tirou dúvidas dos pescadores e marisqueiras. “Foi um momento para ouvir as necessidades dos pescadores e entender onde o empréstimo pode ser aplicado para melhorar a atividade pesqueira da região”, disse.
De acordo com a proposta, todos os 460 pescadores e marisqueiras associados à colônia poderão aderir ao financiamento com prazos e condições especiais. Serão financiados valores entre R$ 1 mil e R$ 15 mil com juros de 0,62% ao mês, inferior às taxas praticadas no mercado financeiro. Não será necessário abrir conta corrente ou comprovar a renda e a forma de pagamento pode ser feita por boleto bancário. Com relação ao prazo de financiamento, será definida a quantidade de parcelas segundo com as necessidades dos pescadores e após avaliação da Agefepe.
A proposta finalizada deve ser apresentada em breve aos associados da Colônia Z-8 para aprovação e início da fase de cadastramento. Na opinião de Leonardo Igrejas, o empréstimo é uma boa oportunidade para os pescadores investirem na produção e usarem o crédito para desenvolver a cadeia da pesca, contribuindo para o crescimento da economia local.
Agefepe – A Agência de Fomento do Estado de Pernambuco S/A é uma instituição financeira criada pelo Governo do Estado em 2011, ligada à Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado e interiorizar o crescimento com a oferta de crédito fácil para pequenos empreendedores individuais, micro, pequena e média empresa de todos os setores produtivos da economia.
Suape Sustentável - O projeto Suape Sustentável visa implantar o melhor modelo de desenvolvimento socioeconômico do País, buscando uma ocupação equilibrada e harmônica do território estratégico de Suape, composto pelas cidades de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Moreno, Rio Formoso, Sirinhaém e Ribeirão, tendo como premissas: ambiente mais favorável para fazer negócios, qualidade melhor de vida para todos e meio ambiente tratado de forma diferenciada. Lançado em junho de 2011, o projeto identificou, a partir de um diagnóstico da região, 22 macroações que geraram 85 ações estratégicas para serem executadas pelo governo estadual, prefeituras, empresas privadas e sociedade civil organizada.