Por Pâmella Cavalcanti
No evento, realizado em Pernambuco, Diretoria de Suape anunciou as três primeiras empresas do estado a participar do Projeto Piloto de Fornecedores da Cadeia de Petróleo, Gás e Naval
O diretor do Fórum Suape Global do Complexo Industrial Portuário de Suape, Silvio Leimig, anunciou, na 12ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (Coteq), realizada de 18 a 21 de junho, em Ipojuca (PE), que três empresas pernambucanas, apoiadas pelo Complexo e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, conseguiram integrar o Projeto Piloto de Fornecedores da Cadeia de Petróleo, Gás e Naval. A iniciativa, do governo federal e de instituições como o Sebrae, vem há um ano capacitando empresas de médio e grande portes para atender às demandas dos clusters metal-mecânico de cinco estados brasileiros: Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Farão parte deste projeto Máquinas Piratininga, Galvanisa e MCM Construção e Montagem. Durante um ano, as empresas receberão consultoria para que tenham condições de fornecer insumos e equipamentos necessários ao cluster. A novidade para o mercado pernambucano foi dada em primeira mão na conferência devido ao seu público especializado: 1,7 mil participantes deste setor. A Coteq teve sua segunda edição realizada em Pernambuco, a primeira foi em 2011, também na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Litoral Sul do Estado.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Márcio Stefanni Monteiro, participou da abertura da conferência. “Este é mais um passo para consolidar a cadeia de Petróleo, Gás e Naval no nosso estado. Temos trabalhado para fortalecer aqui (em Pernambuco) um polo de fornecimento de bens e serviços para o setor e a realização de eventos desse porte mostra que temos relevância para o segmento”, destacou Monteiro. O secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão, também esteve presente na abertura da 12ª Coteq representando o governador Eduardo Campos.
PARTICIPAÇÃO – Pela segunda vez, o Porto de Suape marcou presença na Coteq com um estande. O próprio Complexo foi tema de uma das palestras do evento, proferida por Silvio Leimig. Participaram da apresentação estudantes e profissionais da área de tecnologia. “Suape é a locomotiva do desenvolvimento de Pernambuco e é muito importante que todos conheçam esse potencial”, comentou Leimig.