Por Pâmella Cavalcanti
Quarenta empresários e executivos pernambucanos interessados em fornecer seus produtos à Aguilar y Sales, indústria espanhola de caldeiraria pesada que iniciará a operação no Complexo Industrial Portuário de Suape no próximo mês de setembro, participaram de um encontro para obter informações sobre o empreendimento e fechar negócios, no último dia 28 de maio, no Recife.
A iniciativa é organizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e conta com o apoio do Fórum Suape Global, diretoria da Empresa Suape, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Na ocasião, os potenciais fornecedores puderam tirar dúvidas sobre a indústria que está investindo R$ 50 milhões em sua primeira etapa que terá 15 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 60 mil metros quadrados.
Esta foi a segunda reunião para discutir empreendimentos que podem fortalecer as cadeias produtivas locais organizada por Suape. A primeira foi em novembro de 2012, da qual participaram outros 40 potenciais fornecedores do estaleiro Vard/Promar, que deve começar a funcionar no Complexo em julho. “Esta primeira iniciativa rendeu a assinatura de seis contratos”, destacou o diretor do Fórum Suape Global, Silvio Leimig.
“Geralmente, nestes debates que ocorrem no fórum, percebemos as grandes oportunidades para as empresas que têm interesse em fornecer para os empreendimentos estruturadores. O IEL faz a seleção e nós (Suape) viabilizamos as apresentações (entre os executivos das empresas fornecedoras e dos executivos dos novos empreendimentos previstos para o Complexo)”, disse Leimig. O diretor informou que, a partir de junho, as reuniões passarão a ser mensais e os próximos empreendimentos a prospectar fornecedores serão o Estaleiro Atlântico Sul e a PetroquímicaSuape.