Ipojuca foi o primeiro município do Território Estratégico de Suape a receber a documentação completa, com a análise detalhada dos dados, do projeto Suape Sustentável, do Complexo Industrial Portuário de Suape. A entrega foi feita nesta terça-feira (28.5), pela equipe do Porto e do consórcio contratado pela Empresa, o Diagonal-Ceplan, ao prefeito do Ipojuca, Carlos Santana.
Iniciado em 2011, o projeto mapeou todo o território estratégico, composto pela zona industrial e portuária, situada entre os municípios do Cabo e do Ipojuca, além de Rio Formoso, Sirinhaém, Moreno, Escada, Ribeirão e Jaboatão dos Guararapes. O levantamento engloba todos os dados geográficos, urbanos, econômicos e sociais da região, tendo como diferencial o cruzamento das informações e a análise comparativa das informações coletadas com os municípios vizinhos, a capital e as médias estaduais.
Os técnicos do Porto de Suape e do Diagonal-Ceplan, comandados respectivamente pelos gestores Leonardo Igrejas e Sandra Capriglione, apresentaram os principais dados coletados. A equipe da prefeitura participou do encontro discutindo planos, ações corretivas e preventivas, uma vez que estudo também aponta as tendências futuras e os possíveis problemas que poderão existir no município.
Para o prefeito Carlos Santana, a leitura territorial estratégica vai guiar muitos projetos da prefeitura, inclusive os que já estão em andamento. “O trabalho aponta para fatos preocupantes já conhecidos pela administração municipal, como problemas ambientais, os déficits habitacional, de transporte público e saneamento, o alto índice de famílias chefiadas por analfabetos, evasão escolar, e a violência contra a mulher, entre muitos outros”, explica Santana, reafirmando o compromisso de trabalhar para melhoria do quadro indicado. Estiveram também na cerimônia de entrega do estudo o vice-prefeito de Ipojuca, Pedro Mendes, além de secretários municipais.
Fonte: Prefeitura do Ipojuca