Por Paula Lourenço
O Complexo Industrial Portuário de Suape encaminhou, no dia 2 de julho, ao Ministério da Educação (MEC) o projeto para a abertura da Escola da Terra no Assentamento Valdir Ximenes Farias, no município de Barreiros, a 110 quilômetros do Recife. A escola deve atender cerca de 100 alunos do Ensino Fundamental (1ª série primária ao nono ano) do próprio assentamento e de comunidades rurais do entorno, contabilizando 500 estudantes. Atualmente, estas crianças e adolescentes estudam no Centro de Barreiros e em pequenas escolas municipais presentes no assentamento.
“Este projeto é diferenciado. Ele pretende ensinar as crianças e adolescentes utilizando métodos construtivistas, como o do educador Paulo Freire, aplicando o conhecimento à realidade do campo”, explicou Roberto Zaponi, coordenador de Educação Ambiental de Suape e responsável pelo projeto da Escola da Terra.
Avaliado em R$ 3,5 milhões, o projeto será totalmente financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) do Ministério da Educação (MEC). A Escola da Terra ocupará uma área de 10 mil metros quadrados, junto à sede da Associação dos Agricultores do Assentamento Ximenes, O espaço deve ser constituído por 12 salas de aula, 1 laboratório, 1 biblioteca, cantina, refeitório, depósitos, espaços de convivência e horta escolar.
A expectativa é que o MEC libere os recursos ainda no segundo semestre deste ano para que seja realizada a licitação. O certame deve ser realizado pela Prefeitura de Barreiros. Caso tudo transcorra como planejado, previsão é que o espaço inicie sua operação no início do ano letivo de 2015.