Por Pâmella Cavalcanti
O Complexo Industrial Portuário de Suape venceu, pela segunda vez, a categoria Meio Ambiente do Prêmio Top Socioambiental e de RH 2013, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE). Suape se destacou com o projeto de Pedagogia Ambiental: evolução e avanços 2010-2012. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (21), às 19h, no auditório do JCPM Trade Center, no Pina.
A ADVB busca, anualmente, reconhecer as iniciativas empresariais voltadas para o desenvolvimento humano e para a sustentabilidade. No total, 38 trabalhos disputaram nas categorias Sociocultural, Recursos Humanos e Meio Ambiente. O projeto desenvolvido por Suape é promovido pela Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e trabalha a temática como um dos principais eixos estruturadores do processo de percepção e do aprendizado das relações entre a sociedade e o meio ambiente.
“Compreendemos que as ações de educação ambiental funcionam como instrumento estratégico, permitindo a prática de um desenvolvimento pautado em políticas sustentáveis. Acreditamos que com seriedade e compromisso é possível, sim, promover um modelo de crescimento econômico que colabore com a melhoria de vida da população”, pontuou o vice-presidente do Complexo de Suape, Caio Ramos.
Suape desenvolve o Programa de Educação Ambiental (PEA), que objetiva introduzir a temática socioambiental em todos os processos estabelecidos pelo Complexo. Sendo assim, foi lançado, em março de 2010, o Projeto Pedagogia Ambiental (PPA), que está expresso no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) de Suape. A instituição executora é a Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP OS.
Desde sua criação, 2.076 pessoas já foram treinadas por meio dos cursos e das oficinas disponíveis: Curso Livre de Educação Ambiental, Curso Pedagogia Ambiental, Oficina Ecopedagógica e Oficina Ecológica. As capacitações são gratuitas e proporcionam ensino de qualidade, certificação (40h), material didático (apostila, mídias e outros), camisa, alimentação (almoço e lanches) e transporte com saída dos centros do Cabo e de Ipojuca. As aulas são realizadas no Centro de Treinamento (CETREINO) e em ambientes naturais do Complexo de Suape (viveiro, mata, visita a empresas etc).
Os cursos são voltados para participantes com mais de 16 anos de idade e que tenham interesse no assunto. As inscrições podem ser feitas no site: www.suape.pe.gov.br. O projeto abrange, ainda, outras iniciativas dentro do Complexo, como o programa de visitação ao Porto, o plano de coleta seletiva de papel, a campanha permanente de combate à dengue e as ações de apoio à CIPA.
Projeto Visitando Suape - tem a proposta de oferecer roteiros para os visitantes conhecerem de perto as ações e atividades que a empresa desenvolve na área econômica e ambiental. Em 2012, 16.015 pessoas visitaram Suape entre estudantes do ensino médio e técnico, alunos de universidades, grupos de terceira idade, turistas, instituições e alunos do Projeto Horizonte Profissional.
Plano de Coleta Seletiva de Papel - foram arrecadados 3.838 kg de papel reciclável no período entre março/2012 e março/2013. Também foram coletados 1.314 kg de plástico, metal, vidro e eletrônico, totalizando 5.152 kg de materiais recicláveis. Todo esse montante foi doado para a Associação dos Agentes de Reciclagem de Ipojuca (RECICLE), gerando fonte de renda para os catadores que se beneficiam dessa atividade.
Outras atividades, como a Campanha Permanente de Combate a Dengue, as Ações de Apoio à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, também estão contempladas no Projeto Pedagogia Ambiental.