A movimentação geral de cargas no Complexo Industrial Portuário de Suape apresentou uma alta de 2,4% no primeiro trimestre deste ano, comparando com o mesmo período do ano passado. Segundo o vice-presidente do Complexo, Caio Ramos, a elevação deve-se, sobretudo, ao crescimento de 46,6% na movimentação de carga geral solta, que compreende itens como veículos, chapas de aço, pás eólicas e peças destinadas às indústrias de Pernambuco e do Nordeste. Também contribuíram para o desempenho o aumento de 16,6% na movimentação de graneis sólidos (açúcar e trigo) e o de 10,5% na de graneis líquidos (gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo, óleo comestível, entre outros).
Devido à crise mundial, a movimentação da carga conteineirizada, a exemplo do que vem acontecendo em outros portos, apresentou uma queda de 9,6% em relação ao período de janeiro a março de 2012. Efeito que também pode ser sentido no volume de exportações, que caiu 28,6% no trimestre.
Por outro lado, foi registrada uma evolução de 13,7% na importação de produtos, um reflexo do crescimento econômico de Pernambuco acima da média nacional, com os empreendimentos em construção no estado. Isso implicou um aumento de 5,8% nas viagens de longo curso (para o exterior). Nos trajetos internos (cabotagem), há praticamente uma estabilidade, com registro de uma ligeira queda de 1%.
A movimentação de navios cresceu no primeiro trimestre. A alta foi de 3,5% ante mesmo período de 2012. Em números absolutos, o porto contabilizou 325 embarcações de janeiro a março último. No mesmo período de 2012, foram 314 navios.