Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Balanço | Suape comemora os avanços em 2012

Notícias

Balanço | Suape comemora os avanços em 2012

Com o andamento de importantes obras estruturadoras e a realização de diversas ações ambientais, o Complexo de Suape avançou em 2012 e trabalha para se consolidar cada vez mais como um dos principais elementos do desenvolvimento de Pernambuco. As iniciativas foram reconhecidas por instituições nacionais e internacionais, como o prêmio Top Socioambiental e de Rh ADVB (Associação dos Dirigentes e Marketing do Brasil), que premiou o projeto Pedagogia Ambiental de Suape, e a revista inglesa The Economy, que elegeu o Complexo a melhor infraestrutura portuária do Brasil.

Suape continua se preparando para a chegada dos grandes empreendimentos. O aporte de investimentos nas obras de infraestrutura em andamento totaliza R$ 1 bilhão. São obras de dragagem, terraplenagem, construção de acessos etc., entre as quais se destacam a conclusão da duplicação da PE-60 no trecho em Suape, o avanço das obras da Via Expressa, além da dragagem do canal de acesso externo ao Porto (de -16m para -20m) – fundamental para receber qualquer tipo de navio.

A análise do ano mostra uma desaceleração no crescimento da movimentação portuária no comparativo com 2011. Até o mês de novembro, foram movimentadas 10.237.265 toneladas de carga, 0,5% a mais que o mesmo período do ano passado, e 366.543 TEUs, o que representa uma redução de -7,1%. O secretário de desenvolvimento econômico e presidente de Suape, Marcio Stefanni, explica que a movimentação de contêineres é a que mais sente os efeitos da crise global. “Percebemos que quase todos os portos do país estão com queda na movimentação. Sendo assim, avaliamos que Suape se beneficiou no contexto Nordeste se compararmos com outros portos da região. Por isso, apesar da redução, ainda consideramos nosso resultado positivo”, explicou.

O Complexo de Suape já possui mais de cem empresas em operação e outras 50 em implantação. Este ano foram inauguradas a Pernambuco Industrial (produção de pré-moldados de concreto), a IBG – Indústria Brasileira de Gases (gases naturais) e a Amcor (preforma plástica). Houve, ainda, a ampliação da unidade industrial da Norship Metal (fabricação de equipamentos, acessórios e caldeiraria em geral para a indústria) localizada no Cabo de Santo Agostinho.

Entre as empresas em instalação há o estaleiro Promar, investimento de R$ 300 milhões e com mais de 60% das obras executadas, a Impsa-Hydro (turbinas hidrelétricas), Petroquímica Suape (unidades de POY, PET e PTA), Refinaria Abreu e Lima, Cristal PET (preforma plástica), além da Cia. Brasileira de Materiais de Construção (cimento) e da LM do Brasil (fabricação de pás para turbinas eólicas), as duas últimas com obras iniciadas em 2012.

Outra grande novidade anunciada este ano, foi o início da implantação do Centro Empresarial na Zona Central de Serviços (ZCS). A nova área abrigará, entre outros serviços, hotéis, bancos, centros educacionais, de saúde e a nova sede do Centro Administrativo de Suape. O intuito é oferecer atividades variadas, provendo os empreendimentos instalados de toda a infraestrutura de serviços necessária.

Desenvolvimento Sustentável - Todo esse crescimento está atrelado a uma política de responsabilidade socioambiental, que visa transformar a região em um modelo de desenvolvimento sustentável. “Se em 2011 pudemos comemorar a ampliação da área de preservação ecológica, que passou de 48% para 59% da área total do Complexo, este ano celebramos a criação da Unidade de Conservação de Bita e Utinga”, ressaltou o secretário, referindo-se à área que possui 2.467,1 hectares e abriga os dois principais mananciais hídricos da região (Bita e Utinga), além do bioma Mata Atlântica.

Destacam-se, ainda, as ações de Educação Ambiental, com o projeto de Pedagogia Ambiental, que oferece cursos gratuitos para professores, estudantes, membros das comunidades, profissionais da área e demais interessados na temática, onde podem debater sobre temas como pedagogia de projetos ambientais, desenvolvimento ecológico e socialmente sustentável. São oferecidos curso livre de educação ambiental, oficina ecológica, pedagogia ambiental e oficina ecopedagógica, totalizando 44 turmas e 1.203 concluintes.

Há também o programa Visitando Suape, que recebeu em 2012, 16.015 visitantes. Desse total, 8.178 são alunos do nível médio e técnico, 4.554 alunos do projeto Horizonte Profissional (concluintes do ensino médio e técnico das Escolas de Referência e Técnicas Estaduais), 1.791 alunos do ensino superior, 583 grupos de terceira idade, 909 instituições e turistas.

 

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X