O Governo do Estado, através de uma ação integrada entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entregou, na última quarta-feira (30/01), 126 lotes de terra do Assentamento Valdir Ximenes de Farias, no município de Barreiros, Zona da Mata Sul. A iniciativa é conduzida pelo Instituto de Terras (Iterpe), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e pelo Complexo Industrial Portuário de Suape.
Com investimento de R$ 553 mil, a criação do assentamento representa um marco na política social da empresa Suape. As famílias beneficiadas foram remanejadas dos Engenhos Jurissaca e Ilha – terras pertencentes ao Complexo -, após acordo homologado na justiça e pagamento das indenizações pelas benfeitorias realizadas no terreno, ou seja, construções e plantações existentes nas áreas ocupadas.
Na ocasião, o diretor vice-presidente do Complexo, Caio Ramos, chamou a atenção para o grande desafio que é proporcionar um desenvolvimento econômico, incluindo também o aspecto social. “A nossa felicidade é saber que hoje, mais uma vez, esses mundos (social e econômico) se encontraram. Tenho certeza que com trabalho e determinação repetiremos dias tão felizes quanto o de hoje, em que trouxemos, com muita dignidade, tantas famílias para um assentamento modelo, rico e produtivo”, disse.
Convidado para falar em nome dos assentados, o agricultor José Rufino destacou a importância dessa data para as famílias. “Hoje é um dia maravilhoso, especial e de muita alegria, porque a gente não esperava por essa oportunidade e ela está acontecendo. Esse assentamento está sendo a nossa maior vitória. Nós aceitamos vir pra cá, porque estamos contribuindo para o desenvolvimento de Pernambuco”, comemorou. Os agricultores têm ainda mais razões para se alegrarem: parte das famílias que estavam morando no assentamento já está produzindo. Segundo José Rufino é possível encontrar plantações de macaxeira, milho, melancia e feijão, por exemplo.
A terra, adquirida pelo Governo do Estado, através de negociação conduzida pela Procuradoria Geral do Estado, possui 1.100 hectares e é composto pelos Engenhos Bombarda e Roncador, conforme decreto n°37.840 de 07 de fevereiro de 2012. Inicialmente, o Iterpe executou o georeferenciamento e o parcelamento dos imóveis. Já o IPA, implantou 12 quilômetros de estradas vicinais, para melhoria do acesso e escoamento da produção.
Suape, além de auxiliar no desenvolvimento desses trabalhos, segue prestando assistência integral na transferência das famílias. Atualmente, estão sendo recuperadas as instalações existentes, bem como elaborado um projeto de desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Essas ações estão sendo realizadas em parceria entre Suape, UFRPE, IPA e Prefeitura Municipal de Barreiros.
Para o secretário de agricultura e reforma agrária, Ranílson Ramos, a entrega dos lotes do assentamento Ximenes representa “um dos maiores atos da democracia e da luta do homem e da mulher do campo do nosso Estado”. O secretário ressaltou, ainda, que este é um projeto ambientalmente correto. “É importante mostrar ao povo brasileiro que, além de fazer reforma agrária, a gente faz reforma agrária respeitando o meio ambiente”, afirmou.
*Com a colaboração da SARA