Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Complexo de Suape participa da 30ª edição da Rio Oil and Gas

Notícias

Complexo de Suape participa da 30ª edição da Rio Oil and Gas

O Complexo Industrial Portuário de Suape participa, pela terceira vez, como expositor da Rio Oil and Gas Expo and Conference, que acontece entre os dias 17 e 20 de setembro, no Riocentro, Rio de Janeiro. Ao marcar presença no  terceiro maior evento de petróleo e gás do mundo, Suape  tem a oportunidade de demonstrar o trabalho estruturado que vem realizando  na consolidação das cadeias produtivas do Estado, além de manter contato com as principais empresas nacionais e internacionais do setor.

Durante a feira, Pernambuco busca se consolidar como um excelente polo de investimentos nas áreas de petróleo, gás, naval e offshore, atraindo uma cadeia produtiva que dê suporte aos empreendimentos estruturadores instalados, como o Estaleiro Atlântico Sul, a Refinaria Abreu e Lima (RNEST - Petrobras), a PetroquímicaSuape, entre outros.

“O Governo vem investindo sistematicamente na formação de cadeias que sejam importantes para os clusters que estão se consolidando no Estado. Nosso objetivo é criar um grande polo de bens e serviços que ofereçam um ambiente favorável e toda a infraestrutura necessária para a chegada de grandes empresas”, destaca o secretário de desenvolvimento econômico e presidente de Suape e um dos representantes do porto no evento, Frederico Amancio.

O resultado dessa estratégia já aparece na criação de arranjos produtivos que desenvolvem diversos ramos de atividades em Pernambuco, a exemplo do setor automobilístico, tecnologia da informação, alimentos, eólica, além do metal-mecânica. A organização para atrair novos investimentos, como a montagem de equipes especializadas, com conhecimento das principais necessidades dos segmentos, é fundamental na estruturação dos clusters.

Com essa finalidade, foi criado o Fórum Suape Global pelo Governo do Estado, em 2008. O projeto, que visa transformar Pernambuco em um polo provedor de bens e serviços para a indústria de petróleo, gás, naval e offshore, conta hoje com 26 empresas instaladas ou em processo de instalação. Já são US$ 1,67 bilhão de investimento, com previsão de gerar 11,5 mil empregos diretos. O Fórum reúne diversas entidades governamentais, privadas, acadêmicas e bancos públicos (BNDES, BNB, BB e CEF).

Rio Oil and Gas - Na sua última edição, em 2010, a feira recebeu mais de 1300 expositores, 53 mil visitantes e contou com a participação de 51 países. Suape ocupará um espaço de 70m², que ficará localizado no primeiro pavilhão (espaço A 12). O estande trará um painel de LED, com 6m², onde serão exibidas informações gerais sobre o Porto. As empresas pernambucanas também terão um local de destaque no evento. Realizado através de uma parceria entre a Petrobrás e o SEBRAE-PE, o ‘Lounge Pernambuco’ reunirá algumas empresas do Estado. Com características semelhantes ao de Suape, o estande ocupará o espaço L21, no terceiro pavilhão.

Consolidação de cadeias produtivas em Pernambuco

A estratégia de desenvolvimento em formato de clusters (cadeias produtivas), praticada pelo governo, resulta em diversos benefícios para o Estado e, também, para as empresas que participam desses arranjos. Uma das principais é a atração de fornecedores de matérias-primas. A partir do momento em que os empreendimentos são agrupados, os fornecedores tendem a perceber que será mais vantajoso oferecer facilidades a eles, seja instalando depósitos, abrindo filiais ou, até mesmo, se mudando para a região.

Para o cluster, esse movimento gera redução de custos de transporte e facilidade de obter insumos de produção. As empresas poderão optar por menores estoques, redução de despesas de viagens e transporte, abastecimentos mais frequentes, diálogo mais fácil com o fornecedor e maior vantagem competitiva em relação às companhias que estão fora do polo. Já para a Pernambuco, a vantagem, além da instalação de novos empreendimentos, é a consolidação de cadeias locais, permitindo que mais dinheiro circule no Estado.

 

 

 

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X