A segunda etapa do projeto Horizonte Profissional, promovido pelo Governo do Estado numa ação conjunta entre as secretarias de Educação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, foi lançada na manhã desta quinta-feira (21), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Nessa nova edição, participarão 4.128 alunos de 87 escolas estaduais.
O projeto leva estudantes do ensino médio de escolas de referência e técnicas da rede estadual para conhecer de perto o Complexo Industrial Portuário de Suape, sendo realizadas 86 visitas, durante cinco meses. Neste ano, um número maior de escolas do interior do Estado irá participar das visitas. Ao todo serão 34 os municípios participantes do Horizonte Profissional.
O secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, que representou a Secretaria de Educação no lançamento, destacou a importância da ação. “Para nós deixa de ser uma simples visita e passa a ser uma aula que extrapola os muros da escola e cria uma transversalidade com diversas disciplinas. Além disso, esse projeto faz uma ligação direta com o mundo do trabalho ajudando nas escolhas profissionais que esses jovens irão tomar”, comentou.
Todos os estudantes que participarão do projeto cursam o 3º ano, e têm faixa etária entre 15 e 18 anos. “Acreditamos que esses jovens serão os divulgadores do desenvolvimento de Pernambuco. Queremos que eles se deparem com a grandiosidade que é o e o potencial do Complexo de Suape e tenham a certeza de que ali eles poderão fazer seu futuro”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa.
As visitas a Suape serão feitas duas vezes por dia, três vezes na semana (terça, quarta e quinta), sempre no período da tarde. Ao chegarem, os alunos assistirão a uma palestra ministrada por representantes do Complexo e depois terão a oportunidade de conhecer as locações do porto. Ao final da visita, todos escreverão uma redação cujo tema será “Desenvolvimento e Sustentabilidade”. As redações serão avaliadas ao término da edição do projeto e, delas, 15 serão premiadas.
“O desenvolvimento econômico deve estar alinhado com uma política de responsabilidade socioambiental. Acreditamos que os jovens são a base desse processo. Durante a visita, eles recebem a orientação de profissionais e conhecem a multiplicidade dos segmentos industriais que se instalam em Suape e adquirirem conhecimento sobre as práticas ambientais adotadas pela empresa", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Frederico Amancio.
O objetivo principal do Horizonte Profissional é conscientizar os jovens da importância das áreas que atendem às necessidades do Complexo, uma das grandes apostas para impulsionar o desenvolvimento de Pernambuco, além de suas possibilidades de empregos oferecidos, as ocupações diretas e indiretas ligadas à área do Turismo. O Horizonte Profissional também aumenta o nível de conhecimento dos estudantes e faz com que eles sejam multiplicadores das informações adquiridas nas visitas técnicas.
Com informações da Secretaria de Educação e da Empetur