O João Cândido está em alto mar. Em cerimônia realizada hoje (25), o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), localizado no Porto de Suape, entregou o petroleiro à Petrobrás Transporte (Transpetro). Com 274 metros de comprimento, capacidade para transportar 1 milhão de barris, 156 mil toneladas de porte bruto e do tipo Suezmax, ou seja, com as dimensões máximas para a passagem pelo canal de Suez (que liga os mares Mediterrâneo e Vermelho), o navio é o primeiro entregue dos 22 encomendados ao EAS, através do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (PROMEF).
Estiveram presentes no evento, o governador Eduardo Campos, a presidente da Petrobrás, Graça Foester, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o presidente do EAS, Otoniel Silva Reis, o secretário de desenvolvimento econômico do Estado e presidente de Suape, Geraldo Julio, além dos colaboradores do EAS, que participaram da construção do petroleiro.
O João Cândido foi 100% produzido no Brasil e totalmente construído no Estaleiro. O alto padrão de qualidade do navio é comprovado pela sociedade classificadora internacional American Bureau of Shipping (ABS), que aprovou, em seus laudos, os 24 quilômetros de soldas do navio. Além da ABS, fiscais da Transpetro acompanharam e aprovaram todos os reparos que se fizeram necessários durante a construção da embarcação.
Retomada da indústria naval – A entrega do João Cândido é o início de uma nova etapa para o EAS, pioneiro na retomada da indústria naval do País e responsável pela criação de uma nova fronteira do setor no País, que é a Região Nordeste.
Encomendas – O EAS tem, atualmente, uma carteira de encomendas de 22 navios petroleiros, sete navios sondas para a Sete Brasil e os serviços navais da plataforma P-62. O segundo navio encomendado pela Transpetro, o Zumbi dos Palmares, tem 97% da estrutura da embarcação construída. Já foram montados o motor principal de combustão e os motores auxiliares. Em alguns dias, as caldeiras começarão a ser instaladas. Em dezembro passado, o Estaleiro entregou a sua primeira encomenda, o lower hull (parte inferior do casco) da plataforma P-55. O valor total dessas encomendas supera os US$ 8 bilhões.
PETROLEIRO JOÃO CÂNDIDO
• Capacidade: 1 milhão de barris
• Porte bruto (peso da embarcação mais a carga máxima): 157,7 mil toneladas
• Tipo de navio: Suezmax (tem as maiores dimensões para passar no Canal de Suez, que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo)
• Comprimento total: 274,2 metros
• Comprimento entre perpendiculares: 264 metros
• Boca moldada: 48 metros
• Pontal moldado: 23,2 metros
• Calado de escantilhões: 17 metros
• Demanda de aço: 24,5 mil toneladas
• Velocidade de serviço: 14,80 nós
• Consumo de tinta na construção: 300 mil litros
• Motor principal: Doosan 6S70ME-C7 – MCR 22.920BHP x 91 RPM
• Hélice de passo fixo
• Número de segregações: 3
Fonte: Com informações do EAS
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