Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Porto de Suape recebe seminário sobre sistemas de comunidade portuária

Notícias

Porto de Suape recebe seminário sobre sistemas de comunidade portuária

|    Porto

Suape

O projeto tem como objetivo integrar as plataformas de comunicação entre todos os atores envolvidos na importação e exportação de cargas

O auditório do Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape será palco, nesta quinta-feira (12), de seminário sobre sistemas de comunidade portuária (Port Community Systems - PCS). Promovido pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), o encontro acontecerá das 9h às 13h e tem como objetivo apresentar o PCS, software utilizado para facilitar e integrar a comunicação entre todos os entes que compõem a gestão portuária.

Suape está entre quatro portos brasileiros que serão mapeados para a implantação do sistema operacional. Os outros são Santos, Rio de Janeiro e Paranaguá. Esse trabalho terá como foco identificar oportunidades para melhorias dos sistemas utilizados entre as empresas que desenvolvem atividades ou utilizam os serviços portuários.

A iniciativa é do Prosperity Fund, fundo de cooperação do Governo Britânico. No Brasil, o investimento dá assistência a projetos de comércio internacional, com o objetivo de reduzir o tempo de importação e exportação nos portos brasileiros.

O software será implantado por um consórcio de empresas, liderado pela Palladium UK, contratada pelo Prosperity Fund, com participação da Aliança Procomex, EY Brasil e Universidade de São Paulo (USP).

No evento, foram convidadas instituições que participam das atividades portuárias e comércio exterior, como Receita Federal, Anvisa, Antaq, Polícia Federal, representantes do Governo Federal e Municipal, Vigiagro e Capitania de Portos.

"A implementação do Port Community Systems facilitará a comunicação entre os principais agentes envolvidos em importação e exportação. Tudo será interligado, de forma mais eficiente, evitando o desperdício de tempo e trabalho. Ainda no primeiro trimestre de 2020, será feito um engajamento na comunidade portuária em Suape e nos outros três portos participantes do projeto", explica Leonardo Cerquinho, presidente de Suape.

O PCS, além de otimizar, gerenciar e automatizar processos logísticos por meio de único envio de dados, é um forte instrumento para estimular a competitividade do comércio exterior no Brasil. Ele vem para se somar aos sistemas já existentes, como o Porto sem Papel (PSP). A diferença entre eles é que o PCS, além de integrar os entes envolvidos no comércio exterior, organiza os fluxos de informações e repassa para os agentes envolvidos, inclusive para o PSP que tem conexão direta com o Governo Federal.

Serviço:

Evento: Seminário sobre a Implantação da Comunidade Portuária (Port Community Systems - PCS)

Horário: das 9h às 13h

Local: Auditório do Centro Administrativo de Suape

Endereço: Rodovia PE-60, KM 10, S/N, Engenho Massangana, Ipojuca-PE.

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X