Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape apresenta Novo Plano Diretor

Notícias

Suape apresenta Novo Plano Diretor

Publicado através do Decreto 37.160 no Diário Oficial do dia 24/09, o novo Plano Diretor do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape funcionará como uma bússola para o seu desenvolvimento. O documento é composto por 14 volumes e contou com a participação de 50 técnicos e especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento no Brasil e no exterior, além da colaboração de setores da sociedade civil e acadêmica. O plano foi apresentado oficialmente no dia 29 de setembro, às 16h, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, e pelo vice-presidente de Suape Frederico Amâncio.


O Complexo de Suape possui uma extensão territorial de 13.500 hectares distribuídos entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Em termos comparativos, Suape é territorialmente maior que o município de Olinda e equivalente a toda a área urbanizada do Recife, por exemplo, e enfrenta desafios similares em termos de diversidade e complexidade nas atividades de controle urbano, expansão da sua infraestrutura e mobilidade.


O novo Plano Diretor representa o novo cenário econômico e social existente em Pernambuco e instrumentaliza o Complexo de Suape para desempenhar um papel de destaque ao receber empreendimentos estratégicos como o Polo Naval, Refinaria Abreu e Lima, Petroquímica SUAPE e a Transnordestina. O plano estabelece, também, parâmetros para atender às demandas crescentes por novos terminais de contêineres, terminais de granéis líquidos e sólidos, terminal de minérios e novos berços de atracação.

Conheça alguns detalhes do novo Plano Diretor de Suape:

Territorial e Urbano - Regularização da atividade industrial nas novas zonas de expansão (ZI-5 e ZI-3) e regulamentação das atividades previstas na Zona Central de Serviços, tais como edifícios comerciais, hospitais, clínicas, logística, bancos, hotéis, centro de convenções; entre outros. Temos ainda a consolidação e requalificação urbana nas moradias dos posseiros históricos dentro dos setores habitacionais especiais e de interesse social na ZCS.


Ambiental – Ampliação da Zona de Proteção Ecológica (ZPEC) de 48% para 59% e delimitação das APPs (Áreas de Preservação Permanente); criação de corredores ecológicos garantindo uma maior diversidade genética das espécies que coabitam no território de SUAPE; ampliação de áreas destinadas à compensação ambiental (Unidade de Conservação de Bita e Utinga e manguezal de Muro Alto). O plano prevê também o monitoramento atmosférico e dos rios que permeiam o Complexo.
Portuária – Ampliação do Cluster Naval em quase 10 vezes, possibilitando a implantação dos novos estaleiros (Construcap e Promar); aprofundamento do canal externo e bacia de evolução (20,00 m de profundidade) o que possibilita a atracação de grandes navios petroleiros e de minérios; ampliação do número dos PGLs (Píers de Granel Líquido) para atender aos padrões e demandas da Refinaria; adequação das dimensões para os terminais de grãos e minérios à realidade da Transnordestina.


Sociocultural –
Delimita áreas de consolidação e reassentamento da população residente em SUAPE para beneficiar cerca de 6.820 famílias identificadas no Cadastro Socioeconômico elaborado no decorrer do Plano Diretor. Recomenda a formalização da posse nos Setores Habitacionais de Interesse Social e a melhoria da infraestrutura urbana, o acesso a serviços fundamentais e a integração dessa população no processo produtivo industrial, através de programas de capacitação de mão-de-obra.


Mobilidade –
Consolida as propostas de integração rodoviária e de mobilidade dos planos diretores do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e SUAPE com o PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) da RMR e o Plano do Território Estratégico de SUAPE. Recomenda a ampliação dos modais de transporte de passageiros, incluindo o VLT (veículo leve sobre trilhos), e a implantação de um novo sistema de integração com circulares no interior do Complexo.


No transporte de cargas, sugere a implantação de novos pátios de triagem e guarda de veículos para evitar o comprometimento da segurança devido ao estacionamento em locais irregulares. Também dimensiona e propõe novas vias de forma a comportar o fluxo crescente gerado pelo desenvolvimento acelerado da atividade portuária e industrial, com o objetivo de melhorar a articulação entre os vários setores e pólos industriais do Complexo.


Estabelece ainda competências e responsabilidades sobre o sistema rodoviário para os órgãos de tráfego municipais e estadual, e recomenda a estadualização das principais vias do Complexo para uma fiscalização e resposta às crises mais rápida e eficiente.

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X