Com o objetivo de estreitar as relações comerciais e governamentais entre Pernambuco e Rio Grande do Sul, fomentando a realização de negócios e parcerias entre os dois estados, o governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recebeu, hoje (06.07), uma delegação composta por 41 empresários e representantes do governo gaúcho, no Complexo de Suape. O vice-presidente do Complexo, Fred Amâncio, recepcionou o grupo e destacou o momento diferenciado que vive a economia do Estado. “Pernambuco cresce mais que o Brasil e Suape é uma porta de entrada de empreendimentos para todas as regiões do Estado”, comenta.
A programação começou às 8h30, com a chegada da delegação ao prédio da autoridade portuária de Suape. Depois, o grupo visitou a Petroquímica Suape, o Estaleiro Atlântico Sul e a Refinaria Abreu e Lima. Em seguida, todos retornaram ao Recife, para o Internacional Palace Hotel, para uma rodada de negócios entre as áreas governamentais e empresariais dos dois estados.
O diretor do programa Suape Global, Silvio Leiming, destacou que Pernambuco e Rio Grande do Sul possuem várias similaridades, inclusive no que diz respeito ao desenvolvimento do polo naval. “A visita deve alavancar o desenvolvimento de novos fornecedores para a indústria naval. Nossa intenção e estreitar ainda mais os laços e retribuir a visita ainda este ano", explica. O diretor-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Eventos (AGDI), Marcus Coester, diz que a dinâmica econômica de Suape hoje é comentada no mundo e a integração entre Pernambuco e Rio Grande do Sul só traz benefícios para os dois Estados. “Existe um movimento nacional em relação à indústria naval e Pernambuco e Rio Grande do Sul têm desafios semelhantes nesta área", conclui.