Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape dá passo decisivo para arrendamento do terminal de veículos

Notícias

Suape dá passo decisivo para arrendamento do terminal de veículos

|    veículos

A Antaq já recebeu o EVTEA, as minutas de contrato e o edital do Terminal SUA 01 proposto pela estatal portuária pernambucana. Certame deverá ocorrer em maio de 2026

 

Patio de veiculos Suape1

 

A administração do Complexo Industrial Portuário de Suape protocolou, na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os documentos para aprovação técnica do arrendamento à iniciativa privada do Terminal SUA 01, destinado à movimentação e armazenagem de veículos e cargas Ro-Ro (Roll-on/Roll-off na sigla em inglês, que classificam  itens que entram e saem do navio rodando). Foram encaminhados à autarquia federal o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira (EVTEA), e as minutas do contrato e do edital.

Essa etapa de análise governamental, pelo órgão regulador do setor aquaviário, precede o envio do processo ao Tribunal de Contas da União (TCU). Após o TCU emitir o acórdão favorável, Suape estará autorizado a realizar o leilão. A expectativa é de que o certame seja realizado em maio do próximo ano. Localizado na retroárea do Cais 4, o equipamento é voltado para exportação e importação, funcionando como centro de distribuição desse tipo de mercadoria. 

O arrendamento fortalecerá ainda mais o Hub de Veículo do complexo industrial portuário, que é o mais movimentado do Norte/Nordeste brasileiro. De janeiro a agosto deste ano, já passaram pelo porto pernambucano 65.010 unidades automobilísticas, número 7% superior ao que foi registrado no mesmo período de 2024. No ano passado, o total de operações Ro-Ro contabilizou 80.051 unidades, a maioria destinada à exportação para outros países pelo Polo Automotivo da Stellantis, localizado em Goiana, na Zona da Mata Norte do estado.

 

Patio de veiculos Suape2

 

Para o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, o terminal marca uma fase de expansão da infraestrutura e grande desenvolvimento. “Demos um passo decisivo para elevar ainda mais a competitividade do nosso Hub de Veículos. Vamos entregar um terminal de veículos moderno e eficiente, pronto para movimentar mais oportunidades. Vamos atrair mais investimentos, aumentar empregos e fortalecer as cadeias produtivas do setor automotivo”, celebra o gestor.

Caracterizada como área brownfield, ocupada por estruturas permanentes, a instalação será arrendada por um período contratual de 25 anos. O futuro arrendatário ficará responsável pela realização dos investimentos necessários para a construção das edificações administrativas e operacionais, além da implantação dos equipamentos e de sistemas indispensáveis ao funcionamento do terminal.

“A operação sob gestão privada aumenta a eficiência e reduz riscos associados a cargas de alto valor agregado, garantindo previsibilidade e segurança no fluxo logístico de veículos, com menor necessidade de investimento público. Suape dispões de instalações modernas e adequadas para atender à crescente demanda por operações de cargas Ro-Ro, reforçando o papel estratégico do complexo como um dos principais hubs logísticos e industriais do Nordeste”, explica o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Rinaldo Lira.

 

Patio de veiculos Suape3

 

O projeto prevê capacidade estática mínima de 4.218 vagas e prancha média geral de 127 toneladas por hora, com movimentação anual estimada em aproximadamente 100 mil veículos. É composto por uma área de 101.391 metros quadrados, totalmente pavimentada em concreto rígido, voltado especialmente para automóveis de passeio, veículos comerciais leves, utilitários, caminhões, ônibus, tratores e outras cargas rodantes, nos sentidos importação e exportação.

SOBRE OS ARRENDAMENTOS

São as cessões onerosas de áreas públicas, no perímetro de um porto organizado, a uma empresa privada para exploração e operações portuárias por um prazo determinado. O modelo é uma forma de concessão de operações portuárias à iniciativa privada, permitindo investimento na modernização de terminais e instalações, impulsionando a eficiência do setor. Em Suape, desde 2022, a autoridade portuária exerce diretamente as funções de Poder Concedente, o que confere maior autonomia e agilidade em relação a outros portos e pode contribuir para reduzir o prazo total do processo de arrendamento.

Crédito das fotos: Divulgação/Suape

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X