Criatividade e entusiasmo marcaram o início da segunda edição do Hackathon Porto de Suape, nesta terça-feira (22). Voltado ao desenvolvimento de soluções estratégicas para o complexo industrial portuário, o evento reúne jovens talentos, funcionários e estudantes em uma maratona de ideias com o objetivo de apresentar soluções para desafios do sexto atracadouro mais movimentado do Brasil.
Com três dias de programação, o Hackathon conecta empresas instaladas no complexo, parceiros institucionais e representantes do ecossistema de inovação que apoiam ações de fortalecimento da cadeia produtiva regional.
Na abertura, a diretora de Inovação e Transformação de Suape, Adriana Martin, destacou a importância do momento como uma oportunidade para os participantes conhecerem de perto a estrutura e os desafios da estatal. “Queremos ouvir vocês, entender ideias que contribuam para tornar nossas operações ainda mais eficientes”, afirmou.
Neste primeiro dia, os grupos participaram de uma visita técnica à Torre de Controle e em seguida, participaram de uma oficina prática com foco em design thinking, metodologia que estimula o pensamento criativo orientado à resolução de problemas complexos.
A programação segue até quinta-feira (24) e inclui uma imersão no ecossistema de inovação de Pernambuco, com visita ao Porto Digital, um dos principais polos de tecnologia e empreendedorismo do país.
