Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape apresenta, para comunidades pesqueiras, detalhes da obra de retirada do acesso provisório ao EAS

Notícias

Suape apresenta, para comunidades pesqueiras, detalhes da obra de retirada do acesso provisório ao EAS

|     Porto de Suape

Quando iniciado, serviço deve durar 60 dias

 obra1

 

As comunidades pesqueiras que atuam na região do Porto de Suape compareceram ao auditório do Centro Administrativo, nesta sexta-feira (31/5), para conhecerem os detalhes da obra de retirada do acesso provisório ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), a ser iniciada nos próximos dias. O encontro faz parte do compromisso de transparência e diálogo assumido pela estatal junto aos moradores do território. Após iniciado, o serviço de derrocamento deve durar 60 dias, pois trata-se de uma intervenção de baixa complexidade técnica e de engenharia.

Construído em 2009 sobre o rio Tatuoca, localizado em Ipojuca, o acesso provisório ao EAS foi parcialmente retirado em 2021. Naquele ano, foi aberto 31% do espaço da passagem molhada. Após essa primeira fase, houve uma percepção de maior abundância de peixes dentro da microbacia do rio. Com a abertura total, espera-se haver o restabelecimento da hidrodinâmica para as áreas à montante (mais baixas) do enrocamento com consequências benéficas ao ecossistema aquático. Além disso, a expectativa é de melhora dos elementos bióticos da microbacia do rio, com previsão de alterações para aumento do ecossistema manguezal.

 

obra2

 

“Essa iniciativa vai aumentar a vazão do curso d'água e o fluxo hidrodinâmico das marés. Com esse reestabelecimento, aumentará a área de inundação, o que deverá elevar a qualidade ambiental natural do ecossistema e dos recursos pesqueiros”, explica o diretor de Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti.

Para executar a obra de derrocamento do acesso provisório, está sendo concluído o Relatório Ambiental Preliminar, contendo um diagnóstico dos impactos ambientais da área onde será realizada a intervenção. Segundo o projeto de engenharia, o serviço é de baixa complexidade e exigirá o uso de equipamentos comuns, como escavadeiras hidráulicas e caminhões caçambas. O início está previsto para começar tão logo a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) emita a licença da obra, já requisitada pela administração de Suape.

 

obra

 

Durante toda a execução, serão realizados monitoramentos ambientais e acompanhamento da obra. Participaram da reunião representantes da Colônia de Pescadores Z-8, Engenho Mercês, Nossa Senhora do Ó, São José da Coroa Grande, Gaibu, Praia de Suape, Engenho Serraria, Usina Salgado, além da CPRH e Fórum Suape.

Contato

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Fale Conosco

Ouvidoria

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE DENÚNCIA

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociais

social social social
social social social

Links Úteis

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
X