Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape pauta projetos para produção de energias renováveis na Intermodal

Notícias

Suape pauta projetos para produção de energias renováveis na Intermodal

|    Porto

A maior feira dos setores logístico, intralogístico, de movimentação de cargas multimodal e de tecnologia de transportes da América Latina acontece até o dia 2 no São Paulo Expo, na capital paulista

 

suape intermodal2023 3

Os futuros projetos para estudo e produção de hidrogênio verde e de outras matrizes energéticas renováveis foram os temas mais abordados entre diretores do Complexo Industrial Portuário de Suape e representantes de grupos empresariais que visitaram, nesta terça-feira, o estande da estatal pernambucana no primeiro dia da Intermodal South America. Realizada na São Paulo Expo, na capital paulista, a maior feira dos setores logístico, intralogístico, de movimentação de cargas multimodal e de tecnologia de transportes da América Latina reúne mais de 500 marcas nacionais e internacionais. Até quinta-feira (2), a organização do evento estima atrair um público de 40 mil pessoas.

suape intermodal2023 1

A feira foi aberta às 14h e o estande de Suape, que também agrega o Porto do Recife e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), despertou a atenção do público pelo uso de equipamentos de ponta para exibição do potencial econômico e da Agenda ESG (sigla em inglês para gestão ambiental, social e governança) do atracadouro. Uma tela LED gigante e um monitor touch, além de um totem para visualização do Aplicativo Suape, no qual o usuário acompanha o movimento do porto em tempo real, garantiram a interação com o público.

suape intermodal2023 1

“A Intermodal é uma excelente oportunidade para dialogar com players nacionais e internacionais do segmento logístico e apresentar os diferenciais de Suape, a exemplo de nossas ações de sustentabilidade e do Plano Diretor 2035, um documento moderno que norteia o crescimento do complexo pelos próximos 12 anos” pontua o diretor-presidente da estatal, Marcio Guiot, que conduziu vários reuniões para prospecção de novos negócios no primeiro dia da feira. O gestor enfatiza que Suape é o quinto porto público do Brasil em movimentação de cargas e se destaca nacionalmente pela liderança no transporte de granéis líquidos (17,8 milhões de toneladas, o que corresponde a 72,1% do total movimentado em 2022) e na navegação de cabotagem (16,5 milhões de toneladas).

suape intermodal2023 2

Os projetos previstos para estudo e produção de hidrogênio verde no Complexo de Suape pautaram algumas das reuniões. Além da visita de representantes do Portal Guia Marítimo, especializado na divulgação e gestão de temas ligados a matrizes energéticas renováveis, representantes de grupos empresariais estiveram no estande para conhecer as iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela estatal pernambucana, a exemplo do TechHub Suape, que prevê a implementação de projetos inovadores focados na produção, transporte, armazenamento e gestão de hidrogênio verde (H2V). O TechHub, lançado em parceria com o Senai-PE, será financiado pela CTG Brasil, uma das principais empresas de geração de energia limpa do país, com estimativa de R$ 45 milhões em investimentos.

suape intermodal2023 6

“Além do TechHub, Suape está prospectando um investimento que pode chegar a R$ 22,5 bilhões com a instalação de quatro conjuntos de eletrolisadores de água em áreas localizadas no complexo, em quatro fases de implantação”, ressalta a diretora interina de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaella Viana. De acordo com ela, o empreendimento pode vir a se transformar no segundo maior da história do Estado. “O combustível é chamado de verde porque a usina que o produz funciona a partir de fontes de energia 100% renováveis. A perspectiva é que sejam gerados 2.900 empregos durante a instalação da planta”, complementa.

suape intermodal2023 5

Visitas

Os secretários-executivos do Ministério dos Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão e Fabrizio Pierdomenico, além do deputado federal Fernando Monteiro e do coordenador do Nordeste Export (vinculado ao Fórum Brasil Export), Aloísio Sobreira, marcaram presença no estande e foram recepcionados por Marcio Guiot e pelos diretores interinos Nilson Monteiro, Alexandre Reis e Rafaella Viana. A agenda de negócios se estendeu até o início da noite e terá continuidade nesta quarta-feira (1), a partir das 14h, segundo e penúltimo dia da Intermodal. O estande da estatal está localizado na Rua G, número 44.

suape intermodal2023 4 

Fotos: Arquivo/Suape

Ouvidoria

Redes Sociais

Please publish modules in offcanvas position.

X