Há um ano e meio no Brasil, o diplomata André Driessen, acompanhado do Conselheiro da embaixada e da cônsul honorária no Recife, foi recepcionado na Sala do Investidor
Os novos empreendimentos que serão instalados no Complexo Industrial Portuário de Suape, assim como a estrutura atual do atracadouro e os projetos socioambientais desenvolvidos no território estratégico da estatal, foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (1), pela diretoria do porto ao embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, André Driessen, que se encontra em visita oficial a Pernambuco até esta sexta (2).
A comitiva, também integrada pelo Conselheiro da embaixada em Brasília, Remon Daniel Boef, e pela cônsul honorária da nação europeia no Recife, Annelijn W. van den Hoek, foi recepcionada pelo diretor-presidente de Suape, Francisco Martins, e pelo diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa, Luiz Alberto Barros. O encontro ocorreu na Sala do Investidor.
Na ocasião, o grupo obteve informações sobre o novo terminal de contêineres que será construído no atracadouro pela empresa holandesa APM Terminals, subsidiária do Grupo A. P. Moller-Maersk. A conclusão da dragagem dos seis quilômetros do canal principal do porto, para aprofundamento de 20 metros em sua extensão, foi outro tema abordado. A obra será retomada, nas próximas semanas, pela empresa holandesa Royal Van Oord.
![]() |
![]() |
A comitiva aproveitou a oportunidade para conhecer a área portuária, visitando o mirante da nova torre de controle do atracadouro. De lá, é possível ter uma visão panorâmica dos píeres e cais do porto. O diretor Luiz Barros acompanhou o grupo e indicou o local onde serão instalados alguns dos novos empreendimentos, entre eles o Terminal de Granéis Sólidos Minerais de Suape, obra que virá acompanhada da construção da Ferrovia do Sertão, ligando Suape a uma mina de ferro em Curral Novo, no Piauí.
No total, serão investidos R$ 42,1 bilhões em 12 novos empreendimentos de porte no complexo industrial portuário, com a criação de cerca de 25 mil novos postos de trabalho. Atualmente, há 224 empresas em funcionamento no complexo e áreas adjacentes, gerando mais de 40 mil empregos diretos e indiretos.