A oficina buscou apresentar as potencialidades da região e consolidar as parcerias firmadas entre os stakeholders de Suape para a implantação de um geoparque mundial
Colaboradores do Complexo Industrial Portuário de Suape e representantes de entidades governamentais participaram, na última quarta-feira (31 de agosto), da oficina de sensibilização sobre a implantação de um geoparque mundial no território estratégico da estatal pernambucana. O projeto quer consolidar uma política de responsabilidade socioambiental aliada ao crescimento econômico do território.
Durante a ocasião, também foi discutida a formação de comitês provisórios que darão efetividade ao plano firmado entre Suape e a Unesco, em 2021. Dessa forma, serão levados em consideração, de forma técnica, os desafios e perspectivas relacionados ao desenvolvimento do geoparque no território.
Os geoparques mundiais da Unesco são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados de forma a agregar importância histórica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica e científica, trabalhando com o tripé da conservação, educação e o desenvolvimento sustentável.
Carlos Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, comentou a importância da parceria entre gestão da estatal e a Unesco para o desenvolvimento do geoparque e o engajamento dos stakeholders do território estratégico para a viabilização do projeto. “É com muita alegria que Suape e a Unesco desenvolvem o processo de estabelecimento de um geoparque através de um acordo de cooperação técnica. Hoje, tivemos uma reunião muito importante com nossos parceiros e stakeholders, que irão se engajar na elaboração de um plano de ação com metas de curto, médio e de longo prazo, visando construir, de maneira coletiva, soluções que viabilizem a implementação deste projeto”, pontuou.
Estiveram presentes no evento representantes das prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Sirinhaém; Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS); Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e Ufrpe); Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas (Condepe/Fidem) e Sebrae-PE.